Site icon DeFato Online

UniFuncesi recebe mastologista em palestra pioneira sobre o Câncer de Mama

UniFuncesi recebe mastologista em palestra pioneira sobre o Câncer de Mama

Foto: Júlia Souza / DeFato

O curso de enfermagem do UniFuncesi promoveu uma importante palestra de conscientização sobre o câncer de mama como parte da campanha do Outubro Rosa, nesta segunda-feira (24). A ação trouxe o médico mastologista Danilo Costa, para uma fala técnico-científica, que esclareceu e educou os convidados sobre as principais causas, fatores de risco, meios de prevenção e tratamento para a doença.  

 

A palestra foi um movimento pioneiro, por aliar uma apresentação do grupo de atividade física do Pará e NASF, coordenado pela profissional de educação física Patrícia, com a fala do especialista para instrução dos expectadores e a presença de mulheres que são exemplos de luta e sobrevivência na luta contra o câncer mamário. 

Foto: Júlia Souza / DeFato

O evento foi majoritariamente organizado pelos estudantes do 10º período do curso de enfermagem, com o apoio de professores do curso. A docente e supervisora de estágio dos acadêmicos da enfermagem, Patrícia Silva, falou sobre a importância da realização desse tipo de evento para o Unifuncesi e a comunidade: 

“Esse evento é para a sociedade como um todo, abrangendo famílias e indivíduos inseridos na coletividade. Essa ação se faz importante por seu objetivo ser, justamente, a conscientização. Quando falamos em prevenção do câncer de mama, mesmo sabendo que é um tipo que acomete mais as mulheres, a informação deve ser para todos. A informação salva vidas, então queremos trazer essa conscientização de prevenção, diagnóstico precoce do câncer de mama e salvar vidas, levando esperanças para as pessoas.” 

Andreia Gazeta | Foto: Júlia Souza / DeFato

Andreia Gazeta, especialista em oncologia clínica e docente do curso de enfermagem, destaca o diferencial dessa ação em específico: 

“O nosso diferencial e compromisso principal após a pandemia, é inserir, cada vez mais, os nossos acadêmicos e futuros profissionais na comunidade, na prevenção de doenças e promoção da saúde. Então, encontramos uma oportunidade para trazer um evento grandioso para o Unifuncesi, envolvendo o lado acadêmico, os pacientes que já foram acometidos pela doença, um especialista da área e os futuros profissionais que estão concluindo sua formação.” 

Ao longo da palestra, o mastologista, Danilo Costa, apresentou os principais dados e atualizações sobre o câncer de mama, abordando pontos desde as prováveis causas, fatores de risco, cuidados, métodos para diagnóstico, classificação para mamografia, condutas de cuidado e rastreamento e tratamento dos pacientes. 

Danilo Costa | Foto: Júlia Souza / DeFato

Em entrevista, o médico pontuou: 

“Existe uma necessidade de nós, enquanto profissionais da saúde, sermos divulgadores e multiplicadores da saúde correta, das informações preventivas e de tratamento para a sociedade. E, principalmente, no que se refere ao câncer de mama, a prevenção. Nós precisamos ser informadores da atenção secundária, orientando os outros profissionais para fazerem a ponte para a atenção terciária, a qual é a de alta complexidade. Nós precisamos ser mais efetivos nesse processo de disseminação de informações, precisamos trabalhar com o social e para o social, que é o povo itabirano.” 

O profissional também ressaltou que o SUS de Itabira já realizou mais de 500 cirurgias oncológicas no quinquênio 2018-2022, além de prestar mais de 5 mil atendimentos para pacientes oncológicos de mama. Justamente por isso, Danilo Costa destaca que existe uma ambição da equipe de saúde da oncologia e do SUS de Itabira em desenvolver uma casa de apoio para os pacientes atendidos em Itabira, referência em saúde da macrorregião. 

Durante a palestra, também destacou-se a importância de uma equipe multidisciplinar – com psicólogo, médicos, enfermeiros, especialistas incluídos no atendimento – para o melhor atendimento aos pacientes oncológicos. Além disso, o evento contou com a presença de membros da ONG ONCOVIVA,sendo encerrado com um desfile e depoimento de mulheres que sobrevivem à luta contra o câncer. 

Exit mobile version