Site icon DeFato Online

Vacinação diminui dengue em Santa Maria e chikungunya cresce na região: veja balanço das arboviroses

vacinação

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em abril, Minas Gerais registrou seu maior número de óbitos por dengue. Além disso, os municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira viram os casos de chikungunya aumentaram em relação ao último mês e os de dengue diminuírem na primeira cidade da região a receber a vacina.

Veja abaixo os dados relativos à GRS de Itabira:

Itabira

A Secretaria da Saúde de Itabira informou, nesta semana, que o município ultrapassou 9 mil casos de dengue. Até o momento, 11 pessoas morreram pela doença. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram confirmados 32 casos de chikungunya.

Dados da SES também informam que o maior número de casos de dengue se concentra nas pessoas entre 20 e 60 anos, sendo mais frequente entre mulheres.

Casos de dengue ocorrem com mais frequência entre as mulheres em Itabira. Foto: SES

Santa Maria de Itabira

Em Santa Maria de Itabira, foram confirmados 1.580 casos de dengue. A SES aponta 6 casos de chikungunya em Santa Maria de Itabira.

Santa Maria foi o primeiro município da região a receber a vacina contra a dengue. Após a vacinação, foi possível verificar uma grande diminuição no número de casos:

Diminuição dos casos de dengue em Santa Maria de Itabira aconteceu após o início da vacinação em fevereiro deste ano. Foto: SES

São Gonçalo do Rio Abaixo

Em São Gonçalo do Rio Abaixo, há 1.866 casos confirmados de dengue. Os casos de chikungunya aumentaram significativamente: são 13 confirmados pela SES até o momento.

No início do mês, o Comitê de Arboviroses da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo se reuniu para determinar planos de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Uma das ações proporcionadas até o momento foi o uso de Ultra Baixo Volume Veicular. A preocupação se deu pelo número de casos, que continua alto no município.

Foto: prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

João Monlevade

Até o momento, o município de João Monlevade apresentou 10.576 casos confirmados de dengue, segundo a SES. Os casos de chikungunya quase dobraram em relação ao mês passado: a SES contabiliza 949 casos.

Segundo o Ministério da Saúde, a chikungunya pode causar os mesmos sintomas que a dengue e o que a caracteriza é a ocorrência mais forte de inchaço e dor articular.

Policlínica de João Monlevade tem atendido pacientes com arboviroses de 17h às 20h. Foto: prefeitura de João Monlevade

Santa Bárbara

A SES registrou 2.488 casos de dengue em Santa Bárbara. Os 12 casos confirmados de chikungunya se mantém.

Em Santa Bárbara, a ocorrência de dengue para o sexo masculino somente ultrapassa o feminino em crianças e adolescentes. De acordo com a SES, foram registrados mais casos de dengue entre eles na faixa etária de 0 a 19 anos.

A ocorrência de dengue somente fica maior entre os homens na faixa etária entre 0 a 19 anos em Santa Bárbara. Foto: SES

Conceição do Mato Dentro

A SES aponta 2.488 casos confirmados de dengue até o dia 27 de março. Quanto aos casos de chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde confirma 67 casos.

Confira o último boletim epidemiológico de Conceição do Mato Dentro:

Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Mato Dentro publica boletim das arboviroses semanalmente. Foto: prefeitura de Conceição do Mato Dentro

Outros municípios

Em Barão de Cocais, a SES registrou 949 confirmados de dengue. Os 3 óbitos que poderiam ter sido pela doença não foram confirmados. Foram confirmados 5 casos de chikungunya.

Em Nova Era, foram confirmados 1.904 casos de dengue. Até o momento, são 242 de chikungunya. Já em Catas Altas, o número de casos de dengue chegou a 1.170.

Foram confirmados 44 casos de dengue em Bom Jesus do Amparo e o único caso de chikungunya se manteve.

Exit mobile version