A Secretaria Municipal de Saúde de Mariana confirmou, nesta quarta-feira (13), o primeiro caso de Monkeypox (Varíola dos Macacos) no município. O resultado foi enviado pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), referente a um paciente do sexo masculino, com faixa etária entre 30 a 40 anos, que fez uma viagem recente para o Rio de Janeiro.
O paciente passou por avaliação médica, que não demonstrou necessidade de internação hospitalar pois ele permanece estável clinicamente. Além disso, segue em isolamento domiciliar e sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.
Sobre a doença
A varíola dos macacos é causada pelo vírus Monkeypox, sendo uma doença transmissível que requer cuidados e ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a transmissão humana está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos. Os sintomas se assemelham a uma gripe, como febre, dor de cabeça e dor no corpo, calafrios, exaustão e ínguas (linfoadenopatia) que podem durar em média três dias. Na fase seguinte é que aparecem as lesões na pele que, no estágio final, evoluem para crostas que secam e caem.
A orientação para a população quanto as importantes medidas de prevenção, como: uso contínuo de máscaras; evitar contato com indivíduos suspeitos; materiais contaminados (como roupas, toalhas, etc.).
Em caso de sintoma ou suspeita, procure atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima. Em Minas Gerais, até o dia 10 de julho foram confirmados 18 casos pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo 15 em Belo Horizonte, 02 em Sete Lagoas e 01 em Governador Valadares.