O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou nesta quarta-feira (27) que o uso de máscaras em locais fechados não será mais obrigatório a partir do próximo domingo (1º). O comunicado mantém a previsão do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, que garantiu, no dia 1º de abril, que a tendência seria de desobrigação da máscara a partir de maio.
Zema ressaltou que o avanço da vacinação no estado é fator determinante para a decisão. O governador comemorou que, após dois anos de pandemia, o estado conseguiu avançar e ter melhoras nos indicadores epidemiológicos. “Com o avanço da maior operação de vacinação da história de Minas, depois de mais de 2 anos de pandemia, o sorriso dos mineiros poderá de novo ser mostrado pra todo o mundo”, disse Zema.
Mesmo com o anúncio do governador de Minas Gerais, a decisão de liberação ou não das máscaras cabe a cada município. O Estado apenas faz a recomendação.
A partir de 1º de maio, está desobrigado o uso de máscaras em locais fechados em Minas. Com o avanço da maior operação de vacinação da história de Minas, depois de mais de 2 anos de pandemia, o sorriso dos mineiros poderá de novo ser mostrado pra todo o mundo.
— Romeu Zema (@RomeuZema) April 27, 2022
Vacinação
Na maior Campanha de Vacinação da história do estado, Minas Gerais conta com 87,65% da população vacinada com a 1ª dose e 83,18% com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19, dentre aqueles que podem receber a vacina.
As vacinas contra o coronavírus seguem disponíveis nos municípios mineiros, sendo que cada um detém horários e cronogramas próprios para a vacinação.