A Câmara de Vereadores de Itabira aprovou por unanimidade, na última terça-feira (22, o projeto de resolução 01/21, que altera o horário das reuniões ordinárias — realizada sempre às terças-feiras —, das 14h para as 18h. A proposta é do presidente da Casa, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB). A medida começa a valer já no próximo encontro, a ser realizado em 29 de junho.
O projeto foi protocolado por Vetão ainda no início do ano. Ficou em compasso de espera aguardando um estudo dos impactos da medida. Na última semana, durante a reunião de comissões temáticas, o presidente da Câmara de Itabira informou que não haverá implicações financeiras significativas com a mudança de horário.
De acordo com Vetão, os servidores que trabalham no apoio à reunião ordinária terão os seus horários flexionados às terças-feiras, com o expediente iniciando à tarde. Em relação ao término do encontro, o planejamento é seguir o artigo 278 do regimento interno, que prevê duração de três horas e trinta minutos.
+ Vetão quer Secretário de Obras na Câmara para explicar atrasos na construção dos prédios da Unifei
Os vereadores decidiram pela mudança de horário por considerar que as reuniões no período noturno são mais acessíveis à população, já que grande parte do público trabalha pela manhã e à tarde, o que limita o itabirano de participar e acompanhar as deliberações do Legislativo. “Vamos dar à população itabirana a oportunidade de participar das reuniões [da Câmara]”, afirmou Vetão durante a última sessão plenária.
Quanto ao conflito com “A Voz do Brasil”, do governo federal, Vetão citou que as rádios de todo o país tiveram a regra flexionada, o que permite a retransmissão do programa entre 19h e 22h.