Site icon DeFato Online

Confira a ocorrência de arboviroses na regional de Itabira em março

vacinação via SUS

Foto: Prefeitura de João Monlevade

Em março, Minas Gerais chegou a sua pior epidemia de dengue. A constatação foi declarada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, no dia 12. Além dos eventuais casos de dengue, o estado também viu crescer o número de pacientes por chikungunya, chegando a liderar o número de casos no Brasil.

Os municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, realizaram no dia 23 de março, o segundo Dia D de Combate ao mosquito Aedes. O evento é o segundo ciclo do movimento “Minas Unida ao Combate do Mosquito Aedes”, uma ação de mobilização social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e dos municípios mineiros, que ocorre em todo o estado. A ação teve seu primeiro ciclo realizado no dia 24 de fevereiro, para combater os focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

A assessora de Gestão Regional, Clarissa Drummond Moreira, da GRS Itabira, que acompanhou toda a mobilização dos municípios para o Dia D do movimento “Minas Unida contra o Mosquito Aedes” destacou que é muito importante sensibilizar a comunidade, porque é a parceira fundamental no combate ao mosquito, já que mais de 80% dos focos do Aedes estão dentro dos imóveis.

“Este Dia D só é possível devido ao envolvimento dos municípios que compõem a GRS Itabira, com suas diversas ações, seja na limpeza das residências, lotes vagos ou por meio dos mutirões comunitários, além das blitzen (sic) educativas, distribuição de panfletos e até teatro infantil”, destacou Clarissa. Segundo ela, estas ações são fundamentais na prevenção das arboviroses e na conscientização da protagonismo da população no combate ao mosquito. “Juntos somos mais fortes”, afirmou Clarissa.

Confira a ocorrência de arboviroses em municípios da região:

Itabira

Até o dia 26 de março, a Secretaria da Saúde de Itabira confirmou 7.933 casos de dengue no município. 4 óbitos pela doença foram confirmados e 20 seguem em investigação. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram confirmados 17 casos de chikungunya.

Em Itabira, município sede da Regional, a ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com mutirão comunitário no bairro Santa Marta e, na Feira dos Produtores Rurais, na Esplanada da Estação, com a instalação de um estande de Educação em Saúde.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Natália Franco Barbosa de Andrade, da SMS de Itabira, o bairro Santa Marta foi escolhido devido à quantidade de notificações de casos suspeitos de dengue que foram recebidas pela Vigilância Epidemiologia. Já a Feira dos Produtores Rurais foi escolhida por ser um local de grande circulação de pessoas, famílias e crianças.

“Durante a semana foi divulgada a ação de recolhimento de inservíveis para que a população descarte os materiais não utilizados de forma a retirar o domicílio possíveis focos do Aedes”, informou Natália.

João Monlevade

O município de João Monlevade apresentou 7.005 casos confirmados de dengue. Além disso, a secretaria de saúde de João Monlevade atestou a morte de um homem de 49 anos pela doença. Segundo a SES, foram 590 casos de chikungunya.

Cerca de 400 imóveis foram vistoriados no bairro Rosário durante o mutirão de combate à dengue realizado no início do mês. Segundo a prefeitura de João Monlevade, Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) estiveram em 388 endereços, contando residências, estabelecimentos comerciais, lotes e terrenos baldios.

Outra medida adotada pela prefeitura foi a disponibilização da policlínica durante o último feriado de Semana Santa. A unidade de saúde ficou aberta de 8h as 16h.

Em dias úteis, a Secretaria de Saúde orienta que pessoas com sintomas de arboviroses procurem a unidade de saúde de referência e alerta que a Policlínica atende também de 17h as 20h. No entanto, indica que pacientes só procurem o Hospital Margarida em caso de extrema necessidade.

Santa Bárbara

A SES registrou 2.171 casos de dengue em Santa Bárbara. Além disso, foram 12 casos confirmados de chikungunya.

Em março, foi inaugurado o Centro de Arboviroses de Santa Bárbara (CAS). Este polo está situado na Unidade Básica de Saúde do bairro São Bernardo, na parte superior do prédio.

O CAS está previsto para funcionar todos os dias da semana, das 7h às 19h, oferecendo serviços médicos para pessoas com sintomas de febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, vômito e manchas vermelhas na pele. Além disso, o local realizará triagens e avaliações médicas para a coleta de exames e prescrição do tratamento adequado.
As instalações do centro incluem sala de hidratação, farmácia e laboratório de exames. Além da abertura do CAS, a Secretaria de Saúde está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, como as visitas domiciliares dos Agentes de Combate a Endemias para conscientizar sobre a importância de evitar a água parada, principal criadouro do mosquito.

Conceição do Mato Dentro

A Secretaria de Saúde de Conceição do Mato Dentro apontou 1.773 casos confirmados de dengue até o dia 27 de março. Quanto aos casos de chikungunya, 44 foram confirmados.

Entre os dias quatro a 15 de março, a prefeitura de Conceição do Mato Dentro planejou o 12º Mutirão da Limpeza para combater o mosquito Aedes aegypti e busca eliminar os possíveis criadouros do mosquito em residências.

O mutirão buscou orientar cidadãos para identificarem e separarem materiais que possam acumular água, como latas, garrafas, pneus e outros objetos não aproveitáveis. “Esses são locais ideais para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, apontou a prefeitura municipal.

São Gonçalo do Rio Abaixo

Segundo a SES, há 1.390 casos confirmados de dengue no município. Até o momento, há 2 casos confirmados de chikungunya.

No dia 11 de março, a prefeitura passou a ofertar o produto fumacê para diminuir a proliferação do mosquito. O serviço irá contemplar três áreas diferentes e permanece até o dia 9 de abril.

Santa Maria de Itabira

Em Santa Maria de Itabira, foram confirmados 1.486 casos de dengue. A SES aponta 5 casos de chikungunya em Santa Maria de Itabira.

Barão de Cocais

Em Barão de Cocais, a SES registrou 938 confirmados de dengue, sendo que 3 óbitos podem ter sido pela doença. Foram confirmados 4 casos de chikungunya.

Nova Era

Em Nova Era, foram confirmados 1.519 casos de dengue. Até o momento, são 217 de chikungunya.

Catas Altas

No município de Catas Altas, foram confirmados 902 casos de dengue.

Bom Jesus do Amparo

Foram confirmados 40 casos de dengue e 1 de chikungunya em Bom Jesus do Amparo.

Exit mobile version