Site icon DeFato Online

Confira os confrontos das oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana

Conmebol define calendários da Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2023

Taça da Copa Libertadores da América - Foto: Divulgação/Conmebol

Os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores da América foram definidos nesta sexta-feira (27). Atual campeão, o Palmeiras enfrenta o paraguaio Cerro Porteño; o vice-campeão da última edição, Flamengo, enfrentará o Tolima, da Colômbia. Já o representante de Minas Gerais, o Atlético-MG, terá o Emelec-EQU em seu caminho.

Também teremos Libertad-PAR x Athletico-PR, River Plate-ARG x Vélez-ARG, Colón-ARG x Talleres-ARG, Boca Juniors-ARG x Corinthians e Estudiantes-ARG x Fortaleza.

Há chance de três confrontos brasileiros já nas quartas de final caso os representantes do país avancem. O Palmeiras teria o Atlético-MG pela frente, com Flamengo podendo encarar o Corinthians e o Athletico-PR no caminho do Fortaleza. As partidas das oitavas serão disputadas entre 29 de junho e 6 de julho, mas as datas e os horários ainda não foram definidos.

Os vencedores de cada grupo terão o privilégio de decidir a fase oitavas de final como mandantes diante dos vice-líderes das chaves. Dono da melhor campanha, o Palmeiras vai definir em casa em todos os duelos até a semifinal. O sorteio também definiu todo o chaveamento até a decisão, que será disputada em Guayaquil, no Equador, em jogo único.

Os times brasileiros seguem mantendo o seu domínio no futebol sul-americano nos últimos anos, a exemplo das três últimas edições da Libertadores, vencidas por Flamengo (2019) e Palmeiras (2020 e 21). Mas os clubes argentinos levantaram 25 vezes o troféu da competição, quatro a mais que o Brasil. Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Athletico-PR, Corinthians e Fortaleza podem trazer o troféu mais uma vez para o País.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, fez um pronunciamento gravado condenando os casos de racismo praticados por torcedores em jogos das suas competições (foram oito contra brasileiros). A entidade anunciou recentemente uma mudança no seu código disciplinar para endurecer as penas nos casos de discriminação.

“O futebol nos aproxima, nos une. Um dos grandes valores é o respeito ao adversário. Podemos competir sim, mas não podemos permitir a discriminação e o racismo. Sejamos intolerantes com essa cultura. Todos nós somos responsáveis. Vamos mostrar que a América do Sul não é o que certas pessoas equivocadas mostram”, declarou Alejandro Domíngues.

Veja os confrontos das oitavas de final da Libertadores:

Sul-Americana também confrontos definidos

Também em sorteio realizado nesta sexta-feira, os times brasileiros conheceram seus adversários na Sul-Americana. O Santos vai enfrentar o Deportivo Táchira, que integrava o grupo do Palmeiras na Libertadores, e o São Paulo terá pela frente a Universidad Católica, do Chile. Internacional, Ceará e Atlético-GO enfrentam Colo-Colo, The Strongest e Olimpia, respectivamente.

Todos os representantes do Brasil jogam a rodada de volta em casa, conforme determinado pelo regulamento. Esta fase do torneio continental é formada pelos times que terminaram a fase de grupos em primeiro lugar e pelos clubes eliminados da Libertadores na terceira colocação de suas chaves.

Aqueles que disputaram a 1º etapa da Sul-Americana decidem a vaga nas quartas jogando como mandante. Os jogos estão previstos para as semanas dos dias 29 junho e 6 de julho, mas as datas específicas de cada partida ainda não foram definidas.

O Santos vai pegar um adversário que sofreu na mão de seu rival Palmeiras dentro do Grupo A da Libertadores. Apesar de ter brigado pelo classificação até a última rodada, o Táchira foi goleado por 4 a 0 e 4 a 1 nos jogos contra os palmeirenses.

O São Paulo, por sua vez, terá de passar pela Universidad Católica, que, apesar de tradicional no futebol sul-americano, somou apenas 4 pontos no principal torneio do continente, no Grupo H, liderado pelo Flamengo. O time chileno foi o adversário da final na conquista são-paulina da Libertadores de 1993.

Outro brasileiro que enfrentará um time de tradição é o Internacional, que briga por uma vaga nas quartas com o Colo-Colo, campeão da Libertadores de 1991. Na atual edição, a equipe chilena perdeu a segunda colocação do Grupo F na última rodada, ao perder por 4 a 3, em casa, para o Fortaleza, em um jogo histórico.

Rival do time de Juan Vojvoda, o Ceará também fez história, mas na Sul-Americana, terminando a fase de grupos com 18 pontos e 100% de aproveitamento, a melhor campanha. Agora, se prepara para enfrentar o The Strongest, que ficou em terceiro no grupo do Athletico-PR na Libertadores. Pelo chaveamento, pode ser o adversário do São Paulo nas quartas. Já o Atlético-GO terá que lidar com o tradicionalíssimo Olimpia, tricampeão continental.

Veja os confrontos das oitavas da Sul-Americana:

* Com Estadão Conteúdo.

Exit mobile version