Começou a tramitar na Câmara Municipal de Itabira, o projeto de lei que pretende autorizar a Prefeitura Municipal a fazer a doação de um terreno de 7.000 metros quadrados (m²) ao Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). A iniciativa é de autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e começou a ser discutida nesta segunda-feira (13), durante a reunião de comissões temáticas do Legislativo.
De acordo com Alexandre Coelho. diretor-administrativo do HNSD (que esteve na Câmara Municipal para dar mais detalhes sobre o projeto), o terreno servirá para a construção de um estacionamento com 300 vagas e de uma Casa de Apoio para pacientes em tratamento oncológico – além de possibilitar que a área do hospital e a sua capacidade de atendimento sejam dobradas. Caso seja aprovada a doação do espaço, o HNSD passará a ter um terreno total de 24 mil m², fortalecendo o plano de elevar à cidade a um grande Pólo Macrorregional de Saúde, expandindo a totalidade de leitos e serviços.
“É importante destacar que a maior dor que o Hospital possui hoje é a falta de espaço para estacionamento. Então o principal projeto para este lote é a criação de um estacionamento para 300 vagas”, explicou Alexandre Coelho. Segundo o diretor, a Irmandade Nossa Senhora das Dores é quem ficará responsável pela construção da Casa de Apoio, unidade que buscará prestar auxílio diário aos pacientes em tratamento oncológico da quimioterapia e radioterapia no HNSD.
“Por isso precisamos muito que esse projeto seja aprovado e que a gente consiga dentro desse curto prazo, estabelecer a construção do estacionamento, da Casa de Apoio e do aumento da área de atendimento do hospital”, afirmou.
Após a liberação, o projeto poderá ser incluído na pauta da reunião ordinária da Câmara, que será realizada amanhã (14), às 14h. A transmissão ao vivo é realizada no canal da DeFato Online. Clique aqui para assistir.
Relembre
Na semana passada, já havia ocorrido um encontro entre o presidente do Legislativo, Heraldo Noronha (Republicanos) junto do vereador Neidson Freitas (MDB), junto de Alexandre Coelho e o bispo dom Marco Aurélio Gubiotti. De acordo com um comunicado emitido pela Assessoria de Imprensa da Câmara, os vereadores afirmaram que irão ajudar “no que for possível, inclusive intermediando junto à Assembleia Legislativa de Minas, outras ações e emendas para o HNSD”.
Radioterapia
O projeto para a implantação da radioterapia no Hospital Nossa Senhora das Dores teve início em 2018, quando Vaquimar José Vaz era o provedor da instituição. Naquele ano, o então ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirmou o investimento no hospital itabirano. Em 2019, o processo de implantação prosseguiu com a visita e vistoria técnica por parte de servidores do governo federal. Porém, o empreendimento acabou sendo paralisado e só foi retomado em 2021, quando Márcio Labruna já havia se tornado provedor do HNSD.
Em 2022 foi assinado junto ao Governo Federal o contrato para a construção da unidade de radioterapia, que tem previsão de conclusão para o fim de 2024. Atualmente o HNSD emprega mais de 1.300 funcionários e atende uma macrorregião com quase 500 mil pessoas.