O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), comentou, nesta segunda-feira (8), sobre os casos de covid-19 em Itabira e a interdição da Vale determinada por auditores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG) e autorizada pela Justiça do Trabalho. O chefe do Executivo mineiro considerou “muito preocupante” o cenário que envolve a principal empresa do município e a curva de coronavírus em ascensão medida pela Secretaria de Saúde.
“Eu tomei conhecimento, mas não tive ainda acesso a dados, não sei quantos casos a Vale teve”, iniciou Zema, antes de perguntar à reportagem de DeFato Online quantos trabalhadores da empresa já testaram positivo. “Quase 200 casos? Realmente é preocupante, porque demonstra que no ambiente de trabalho, onde as pessoas estão próximas, ou no transporte, ou no refeitório, o vírus pode se propagar com muito mais velocidade”, disse o governador, após evento em Guanhães, a 140 quilômetros de Itabira.
Zema disse que situações parecidas com a da Vale em Itabira foram vivenciadas por outras empresas em outras cidades de Minas Gerais. Segundo ele, o cenário demanda uma ação mais imediata dos órgãos de saúde. “Nós queremos que as secretarias de Saúde do Estado e do município ajam rapidamente para que esses fatos sejam contidos. Caso contrário, a epidemia pode se alastrar numa velocidade que se torne incontrolável. É muito preocupante”, opinou o governador.
A interdição da Vale foi determinada em 27 de maio por auditores-fiscais da SRTE, após inspeção presencial no complexo da mineradora em Itabira. Na mesma noite, a empresa recorreu à Justiça do Trabalho e conseguiu uma liminar. O ato jurídico, no entanto, foi derrubado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na sexta-feira da semana passada (5). Desde então, a Vale afirma que está colocando em prática um plano de interdição para cumprir a determinação. Nesta segunda, o movimento era baixíssimo nas áreas da empresa.
Veja vídeo com fala de Zema sobre a Vale:
Casos em Itabira
Romeu Zema também comentou sobre a situação do município de Itabira, que, desde a intensificação de testes rápidos, apresenta um elevado número de casos. Nesta segunda-feira, a cidade atingiu 502 positivos, sendo que apenas um está hospitalizado, em Belo Horizonte. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 64 dos infectados já estão recuperados e outros 436 estão em isolamento domiciliar. Itabira ainda registra um óbito.
“É muito preocupante a situação de Itabira e aproveito para pedir a todos da cidade e da região que tomem o maior cuidado possível. Aqueles que podem ficar em casa, que fiquem; e, aqueles que saírem, que tomem todas as precauções. Nós estamos lidando com um inimigo invisível e imprevisível, e não sabemos por quanto tempo. Então, toda cautela é pouca”, afirmou Zema.
Veja fala completa de Zema:
De acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura de Itabira, dos 502 casos confirmados nesta segunda-feira, 482 (96%) estão assintomáticos e 20 (4%) apresentam os sintomas da covid-19.