Na véspera de iniciar a onda roxa, com medidas mais restritivas para combater ao coronavírus, Itabira registra cinco novos óbitos em 24 horas. No boletim epidemiológico, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, na tarde deste domingo (7), constam ainda 24 novos casos confirmados de coronavírus.
Com um total de infectados de 9.537, Itabira se aproxima das 90 mortes em decorrência da doença. Nesse domingo, o número de morte chegou a 86. O crescimento dos números preocupa, sobretudo pela possibilidade do sistema de saúde do município entrar em colapso.
O 82° óbito foi um homem de 57 anos, com comorbidades, internado no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) desde 1 de março, vindo a óbito nesse sábado (6). Uma mulher de 35 anos, também com comorbidade, foi a vítima de número 83. Ela também faleceu no sábado e estava internada desde a quinta-feira (4).
A vítima 84 foi uma mulher, de 70 anos, com comorbidades, que faleceu no Pronto Socorro. Um homem de 76 anos é o óbito 85 e o único sem comorbidades. Ele estava internado no HNSD desde 22 de fevereiro. Por último, o óbito 86 foi de uma mulher, 71 anos, com comorbidades e internado no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) desde 3 de março.
Boletim epidemiológico
Do total de casos confirmados em Itabira, 8.809 pessoas já se recuperaram da doença. Outras 595 cumprem isolamento domiciliar. Há 41 pacientes com coronavírus hospitalizados em enfermaria, 26 internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e três itabiranos em hospitais de outras cidades.
A taxa de ocupação em leitos de UTI é de 100% nos hospitais da cidade. Já nos leitos de enfermaria, essa ocupação subiu para 75%.
Onda roxa
Na tarde da última sexta-feira (5), após uma reunião na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), os prefeitos de 18 cidades, entre elas Itabira, decidiram por aderir a onda roxa do programa Minas Conscientes, do Governo de Minas Gerais.
Com isso, a partir dessa segunda-feira (8) haverá toque de recolher das 20h às 5h, tanto durante a semana quanto nos sábados e domingos, e só poderão funcionar os serviços essenciais. As medidas devem durar por 15 dias.
A decisão foi motivada pelo agravamento da pandemia e, principalmente, pelo risco iminente de desassistência nos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) específicos para Covid-19 na rede de saúde itabirana, que é referência para os municípios vizinhos.
Nos últimos dias, houve aumento significativo do número de infectados e hospitalizados em Itabira e região.

