Itabira atinge 100% de ocupação em leitos de UTI Covid; cidade tem 73 novos casos da doença

São 30 leitos no total, contando saúde suplementar e Sistema Único de Saúde (SUS), nos hospitais Nossa Senhora das Dores e Carlos Chagas

Itabira atinge 100% de ocupação em leitos de UTI Covid; cidade tem 73 novos casos da doença
Foto: Arquivo/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A Prefeitura de Itabira comunicou que, na noite desta sexta-feira (5), a cidade atingiu 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19. São 30 leitos no total, contando saúde suplementar e Sistema Único de Saúde (SUS), nos hospitais Nossa Senhora das Dores e Carlos Chagas. Já os leitos de enfermaria estão com 66% de ocupação.

Além disso, conforme boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Itabira registrou 73 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h. A cidade, ainda, conta 81 óbitos pela doença.

Ao todo, o município tem 9.434 casos de Covid-19. Sendo que 8.790 já se recuperaram da doença e 519 estão em isolamento domiciliar. Itabira também 39 pessoas hospitalizadas em enfermarias, 30 em leitos de UTI e três itabiranos estão internados em outras cidades.

No sábado (6), o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) dará outras informações sobre a situação da cidade e da região durante entrevista coletiva agendada para às 9h.

Onda roxa

Após uma reunião na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), na tarde desta sexta-feira (5), prefeitos de 18 cidades, entre elas Itabira, decidiram por aderir a onda roxa do programa Minas Conscientes, do Governo de Minas Gerais — somente João Monlevade ainda não informou se adotará o protocolo de saúde.

Com isso, haverá toque de recolher das 20h às 5h, tanto durante a semana quanto nos sábados e domingos, e só poderão funcionar os serviços essenciais. As medidas começam a valer a partir de segunda-feira (8) e devem durar por 15 dias.

A decisão foi motivada pelo agravamento da pandemia e, principalmente, pelo risco iminente de desassistência nos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) específicos para Covid-19 na rede de saúde itabirana, que é referência para os municípios vizinhos.

O fechamento dos serviços e atividades não essenciais será mantido, inicialmente, pelo prazo de 15 dias, segundo decidiram os prefeitos.

Clique aqui e saiba mais.

MAIS NOTÍCIAS