A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove, na noite desta quarta-feira (26), às 19h, o lançamento do Mapeamento e Diagnóstico Cultural de Itabira. O evento acontece de forma on-line através da plataforma Zoom e terá palestras e debate aberto à comunidade com a equipe envolvida no projeto de desenvolvimento cultural da cidade.
O evento contará com palestra de Maria Helena Cunha, diretora e especialista da Inspire Gestão Cultural e doutoranda em Artes da Cena pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também haverá aula com Chico Pelúcio, diretor e ator de teatro, integrante do Grupo Galpão e coordenador geral do Galpão Cine Horto. Além da antropóloga Clarisse Libânio, diretora da Habitus Pesquisa e coordenadora-executiva da ONG Favela é Isso Aí.
Para Gabriela Santos, representante do Núcleo de Acervo e Pesquisa da FCCDA, “essa ocasião é importante para a participação e compreensão da população e agentes culturais do que é um mapeamento e um diagnóstico e como essas ferramentas podem referenciar a concepção de políticas públicas”.
Para participar do evento é necessário se cadastrar no site www.fccda.com.br para receber o link de acesso.
Confira a programação do evento:
- 19h: abertura oficial – Apresentação do projeto e seus fundamentos;
- 19h20: palestra: “Cultura e os Desafios de Implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para as Cidades”, com Maria Helena Cunha;
- 19h40: palestra: “Grupos Artísticos e de Espaços Culturais e a Identidade Cultural”, com Chico Pelúcio;
- 20h: palestra: “Etapas para Realização do Mapeamento e Diagnóstico Cultural de Itabira”, com Clarice Libânio;
- 20h20: esclarecimento de dúvidas e debate com o público.