Até esta terça-feira (14), dos 9.259 exames de Covid-19 que deram entrada na Fundação Ezequiel Dias (Funed), laboratório público de Minas Gerais, responsável pelas análises do SUS no estado, 8.945 já foram concluídos. Um índice de análise que chega a 95% das amostras.
Para conseguir atender a demanda reprimida, a Funed aumentou de 200 exames laboratoriais para o diagnóstico de Covid-19 realizados por dia para uma média de 700 exames diários. Com o aumento da produtividade interna; remanejamento de recursos humanos, equipamentos e infraestrutura; habilitação de novos laboratórios parceiros e a implantação do novo protocolo do Ministério da Saúde para a realização do diagnóstico de Covid-19, o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG) da Funed reduziu a fila de exames pendentes.
A partir dessa terça-feira (14), segundo a Funed, as amostras que derem entrada na instituição terão os resultados liberados em até três dias. Já os casos prioritários serão entreguem em dois dias. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), são considerados prioritários para a realização das análises os casos graves em unidades e centros de terapias intensivas, os profissionais de saúde e os óbitos em investigação e a população privada de liberdade.
Reestruturação
A reestruturação começou a partir do dia 12 março, assim que a instituição iniciou a realização dos exames em Minas Gerais. A partir do dia 1º de abril, as mudanças começaram a surtir efeitos, afirma a diretora do Lacen-MG da Funed, Marluce Oliveira.
“Em uma pandemia, uma reestruturação não gera resultados imediatos e na Funed sabemos disso. Nas últimas duas semanas, conseguimos mais que triplicar a nossa produtividade, de 200 para uma média de 700 amostras analisadas por dia. Durante todo o feriado, os servidores envolvidos diretamente nas análises trabalharam em regime de plantão para a realização dos exames colocando a rotina em dia”, explica a diretora.
Ainda segundo a diretora Marluce Oliveira, a Funed está coordenando a realização dos exames nos laboratórios habilitados como parceiros. “Além da Funed, a UFMG realizou neste feriado cerca de 500 análises e a Fundação Hemominas, 700 exames”. A Funed também habilitou o Laboratório Federal de Defesa Agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Fiocruz Minas Gerais, além dos 15 laboratórios colaboradores, entre públicos e privados, para os quais foram descentralizadas as análises.
Marluce Oliveira estima que, a Funed tem capacidade de chegar a uma média de mil exames/dia e, com a organização de toda a Rede, Minas Gerais estará bem mais preparada para atender ao diagnóstico laboratorial que demanda uma pandemia como a de Covid-19, realizando até dois mil exames diariamente.
“A Funed e a SES-MG se mantêm na condução da composição da Rede de laboratórios. O objetivo é retornar à liberação de todos os resultados no prazo de 48 horas para o atendimento dos pacientes do SUS em Minas Gerais”, finalizou a diretora.
Diagnósticos laboratoriais
Porém, vale lembrar que, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, nem todos os casos suspeitos fazem diagnósticos laboratoriais, que só são realizados nos seguintes casos:
- Amostras provenientes de unidades sentinelas de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG);
- Todos os casos de SRAG hospitalizados;
- Profissionais de saúde sintomáticos (neste caso, se disponível, priorizar Teste Rápido e profissionais da assistência direta);
- Todos os óbitos suspeitos;
- Por amostragem representativa (mínimo de 10% dos casos ou 3 coletas), nos surtos de SG em locais fechados (ex: asilos, unidades do sistema prisional, hospitais, etc.).

