Site icon DeFato Online

Itabira registra 79 novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Itabira registra 79 novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Foto: Arquivo/DeFato

O boletim epidemiológico de Itabira, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite deste sábado (6), registra 79 novos casos de coronavírus — agora, o total de infectados é de 9.513. Além disso, desde o início da pandemia, foram 81 mortes por Covid-19. O crescimento dos números preocupa, sobretudo pela possibilidade de o sistema de saúde do município entrar em colapso.

Do total de casos confirmados em Itabira, 8.798 pessoas já se recuperaram da doença. Outras 585 cumprem isolamento domiciliar. Há 38 pacientes com coronavírus hospitalizados em enfermaria, 26 internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e três itabiranos em hospitais de outras cidades.

A taxa de ocupação em leitos de UTI é de 100% nos hospitais da cidade. Já nos leitos de enfermaria, essa ocupação está em 69,1%.

Panorama

Após uma reunião na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), na tarde desta sexta-feira (5), prefeitos de 18 cidades, entre elas Itabira, decidiram por aderir a onda roxa do programa Minas Conscientes, do Governo de Minas Gerais — somente João Monlevade ainda não informou se adotará o protocolo de saúde.

Com isso, haverá toque de recolher das 20h às 5h, tanto durante a semana quanto nos sábados e domingos, e só poderão funcionar os serviços essenciais. As medidas começam a valer a partir de segunda-feira (8) e devem durar por 15 dias.

A decisão foi motivada pelo agravamento da pandemia e, principalmente, pelo risco iminente de desassistência nos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) específicos para Covid-19 na rede de saúde itabirana, que é referência para os municípios vizinhos.

Nos últimos dias, houve aumento significativo do número de infectados e hospitalizados em Itabira e região.

Exit mobile version