Como alerta para prevenção à Covid-19 em Minas Gerais, Itabira volta a restringir mais atividades a partir desta sexta-feira (4). De acordo com as novas resoluções do Comitê Extraordinário Covid-19, o município volta para a onda amarela do programa Minas Consciente.
+ Tragédia na BR-381: saiba tudo sobre o acidente que matou dezenas de pessoas em João Monlevade
+ Coronavírus: Conceição do Mato Dentro retorna à onda vermelha
Um dos principais motivos para a cautela neste momento é a identificação de uma alta de 27% no índice de contaminação da Covid-19 na última semana, em todo o Estado. Por causa desse quadro, a macrorregião Centro, onde está situada Itabira, sai da onda verde e retorna para a onda amarela. Nesse estágio ainda são permitidos serviços como academias, salões de beleza, clubes, além do consumo em bares e restaurantes.
Boletim epidemiológico
Até esta sexta-feira (4), o município contabilizava 4.238 casos confirmados de Covid-19, dos quais 3.747 estão curados. Outras 445 pessoas cumprem o isolamento domiciliar e 19 estão hospitalizadas. Além disso, seis pessoas também estão nos hospitais da cidade com sintomas da doença. Estes são considerados casos suspeitos. Desde o início da pandemia, 27 itabiranos perderam a vida em decorrência de complicações da Covid-19.
+ Itabira chora a perda de Dona Dudu, uma itabirana de coração
Testagem
De acordo com os dados divulgados no painel de monitoramento da Covid-19, em Itabira, 85.262 testes foram realizados até o dia 1º de dezembro. Desse total, 80.591 tiveram resultado negativo. Outros 30 testes tiveram o resultado “indeterminado”. Os exames foram aplicados por três tipologias diferentes. A maioria (81.463) foram por meio do teste rápido. Outros 2.967 foram por RT-PCR e 832 por sorologia.
“Esse painel fala apenas das testagens. Corresponde aos exames. Uma mesma pessoa que já é confirmada pode fazer mais de um teste. Ou seja, várias pessoas fizeram mais de um teste e o resultado foi positivo. Por exemplo, um teste de PCR pode ser positivo e uma semana depois a mesma pessoa faz um teste de sorologia, também com resultado positivo. Esse painel corresponde ao número de testes e não ao número de pessoas confirmadas”, informou a Secretaria Municipal de Saúde através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
Os dados de testagens são atualizados semanalmente conforme a disponibilidades das informações de teste pela Prefeitura Municipal de Itabira. Clique aqui para acessar o painel de monitoramento da Covid-19 em Itabira.
Influência do período eleitoral
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo, a regressão é reflexo, principalmente, das movimentações do período eleitoral. “Tivemos um aumento da incidência em todas as regiões, não tivemos aumento proporcional de óbitos, mas estamos vendo o aumento por demanda de internações. Ainda há bastante leitos de terapia intensiva no estado como um todo. Mas é importante reforçar a necessidade de cuidado, de distanciamento e atenção da população durante todo o mês de dezembro”, alertou o secretário.
Recomendações
Devido ao estado de alerta em Minas Gerais, a recomendação é para que as pessoas mantenham as medidas de distanciamento e isolamento social, além do uso constante de máscara e álcool em gel.
“De forma geral, oriento efetivamente que a sociedade preste atenção no distanciamento, evite sair de casa de forma desnecessária, evite aglomeração nas ruas e principalmente que evite festas e bares nesses próximos dias porque pode trazer risco para todos”, disse Carlos Eduardo Amaral.