Na última quarta-feira (02), a Prefeitura de Mariana assinou a Lei de Criação da Lavanderia do Lar Comunitário Santa Maria, casa de acolhimento de idosos. O espaço que vem sendo utilizado como lava, seca e passa desde 1997, apresenta desgastes e defeitos de difícil solução atualmente.
Isso acontece em função de que não se encontram peças de reposição disponíveis no mercado para manutenção e cuidado do maquinário, que é antigo e expunha a instituição ao risco de a lavanderia ficar inoperante. Outra questão notável é que o consumo de energia elétrica desses equipamentos é muito alto.
Para Tereza Cristina, Assistente Social e Gerontologista do Lar Santa Maria, “a assinatura da Lei representa o zelo, respeito e segurança para com todos que utilizam do ambiente. Só temos que agradecer! (…)”, ressaltou.
Foram repassados 502 mil reais em investimentos, para que seja construída a nova lavanderia do espaço. E ainda foi firmado, em julho de 2021, um compromisso de construção para a implantação de energia fotovoltaica no asilo. Definido quando o chefe do executivo, Juliano Duarte, assinou o termo de colaboração referente a essa ação.
Atualmente, os investimentos de 212 mil reais já trouxe benefícios, já que a conta de luz do espaço foi zerada, e a verba que antes era dedicada ao pagamento de energia, agora é aplicada em estruturação nos atendimentos aos idosos. Além disso, 492 mil reais serão repassados, a fim de realizar manutenções fixas na instituição.
Os investimentos foram realizados para aprimorar os atendimentos voltados aos 59 idosos. O objetivo é promover melhorias em saúde, acolhimento e qualidade de vida para cada morador.
Sobre o Lar
O espaço para acolhimento de idosos socialmente vulnerabilizados foi fundado em 1992. Presentemente, a instituição atua em parceria com todos os serviços públicos de proteção, garantia, assistência e defesa dos direitos das pessoas idosas do município. A instituição segue realizando, cotidianamente, um trabalho de atenção e cuidados com os moradores.