Transporte público passa a ser gratuito para todos os moradores de Mariana
O projeto também beneficiará os turistas que visitam a cidade histórica, já que o programa “Tarifa Zero” será estendido a eles
Na última terça-feira (1), entrou em vigor o programa “Tarifa Zero”, que garante transporte público gratuito aos moradores da histórica Mariana — tanto na área urbana quanto nos distritos. De acordo com a nova legislação, será concedida uma subvenção econômica à Transcotta, empresa que gerencia o sistema de ônibus no Município, para subsidiar a tarifa dos passageiros e assegurar a qualidade do serviço.
O programa “Tarifa Zero” foi proposto pela Prefeitura Municipal de Mariana por meio do Projeto de Lei 192/2021, encaminhado ao Legislativo marianense na segunda quinzena de novembro de 2021. O texto foi aprovado pelos vereadores da cidade no dia 29 de dezembro e — em seguida — sancionado pelo prefeito Juliano Duarte (Cidadania).
O projeto, além de beneficiar os moradores de Mariana, também será voltado aos turistas que visitam a cidade, já que o “Tarifa Zero” será estendido a eles. Assim como para a economia local, já que as empresas não precisarão conceder vale transporte aos seus colaboradores.
Rute Cristiane, moradora do distrito Padre Viegas, que utiliza o transporte público diariamente para se deslocar até Mariana, afirmou que o programa “Tarifa Zero” trará benefícios à população. “Com o transporte gratuito, poderei ter uma renda extra que antes era destinada para o pagamento da passagem. Com isso, poderei investir em outras coisas para minha casa e lazer. Acredito que muitas famílias pensam como eu e estão felizes com essa ação. Fico extremamente satisfeita em poder usufruir do transporte gratuito”, disse.




