No início da noite desta segunda-feira (30), Itabira escreveu um triste capítulo da sua história. Aos 81 anos, morreu Edwirges Maria Barbosa Silva Costa, a popular “Dona Dudu”. A ilustre itabirana estava internada no Hospital Nossa Senhora das Dores desde o dia 2 de novembro e deixa o marido, Dário Martins da Costa, de 86 anos, com quem teve 19 filhos (5 já falecidos), 32 netos e 12 bisnetos. A notícia gerou grande comoção entre os itabiranos e deixou clara a sua importância.
Extremamente ativa em vários campos da sociedade itabirana, Dona Dudu ganhou o carinho e a admiração da população por sua atuação em trabalhos sociais. Além de uma longa carreira como professora, ela coordenou, ao lado do marido, o Movimento de Revisão Matrimonial da Igreja Católica por mais de 30 anos e foi vereadora entre 1983 e 1992.
Por toda a história construída em solo itabirano, sua partida gerou uma grande comoção. Personalidades importantes do município e a população, como um todo, lamentaram bastante a perda desta segunda-feira (30). O atual prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB), prestou condolências aos amigos e familiares de Dona Dudu.
O recém-eleito Marco Antônio Lage (PSB), que irá tomar posse da Prefeitura a partir de 2021, também usou as redes sociais para deixar sua mensagem, destacando a atuação de Dona Dudu em movimentos sociais da cidade.
Muito ligada à religião, a itabirana também foi homenageada pela Catedral Diocesana de Itabira. Por meio do padre Márcio Soares, a igreja ressaltou o legado deixado por Dona Dudu na região. Nos comentários, vários itabiranos também demonstraram seu carinho pela ex-coordenadora da catequese dos noivos.
Outra entidade católica de Itabira, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, se pronunciou através do padre Paulo Marcony. Em um post do Facebook, o pároco agradeceu pelos serviços prestados por Dona Dudu à comunidade itabirana e enviou abraços e orações à família.
Nos comentários da matéria publicada ontem na DeFato Online, vários internautas também lamentaram a perda. Entre depoimentos mais íntimos e desejos de força aos familiares, ficou clara a admiração e a importância da figura de Dona Dudu ao longo da sua trajetória. Itabira não perde apenas uma ilustre moradora, mas também parte da sua história.