Internada nesta terça-feira (24), no Hospital Vera Cruz, em Belo Horizonte, a criança itabirana Lorenzo Rodrigues Souza Ribeiro, que possui apenas dois anos, precisa, urgentemente, de doação de sangue. Os médicos ainda não diagnosticaram o que Lourenço tem. Sua família pede a ajuda de todos. É importante que no momento da doação sejam informados o nome da pessoa e o hospital. Vale ressaltar que poderá ser doado doado
Onde Doar?
Os itabiranos que quiserem fazer a doação podem entrar em contato com Fernanda pelo telefone (31) 99962-0418 ou Rafael (31) 99790-1432. Eles são os responsáveis por organizar o transporte das pessoas para Belo Horizonte. Abaixo estão listados os requisitos básicos e alguns dos principais impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue.
Requisitos básicos
-
» Estar em boas condições de saúde.
-
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
-
» Pesar no mínimo 50kg.
-
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
-
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- » Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE – Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação).
Principais impedimentos temporários
-
» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
-
» Gravidez.
-
» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
-
» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
-
» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
-
» Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios, etc.): aguardar 12 meses; se feitas em local adequado (seguro) e com todos os cuidados necessários (assepsia correta e material descartável), o prazo é de 6 meses.
- · Candidatos que foram vacinados contra Covid-19 só podem doar:
– 48 horas após cada dose (vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan);
– 7 dias após cada dose (vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz);
– 7 dias após cada dose (vacina da Pfizer/BioNtec/Fosun Pharma);
– 7 dias após cada dose (vacina da Janssen-Cilag);
– 7 dias após cada dose (vacina Sputinik V, da Gamaleya National Center);
– 48 horas após cada dose (vacina Covaxin, da Bharat Biotech); e
– 7 dias após cada dose (vacina da Moderna/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas).
Principais impedimentos definitivos
-
» Hepatite após os 11 anos de idade. *
-
» Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
-
» Uso de drogas ilícitas injetáveis.
-
» Malária.
» Mal de Parkinson. - * Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva. Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva. Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente. Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.