13 bairros são os que mais têm sofrido com a falta de água em Itabira; confira a lista
Baixo nível do reservatório da ETA Gatos, longo período de estiagem e temperaturas elevadas são as causas do problema
13 bairros itabiranos, que são abastecidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos e representam 15% da população de Itabira, são os que mais têm sofrido com a dificuldade na distribuição e falta de água na cidade. A informação foi confirmada na noite deste domingo (19), durante uma live realizada pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e a diretora-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Karina Lobo.
A lista das comunidades é composta por Bela Vista, Campestre, Eldorado, Nossa Senhora das Oliveiras, Loteamento Village da Lagoa, Nova Vista, Pedreira, Santo Antônio, São Pedro, São Francisco, Penha, Santa Matilde e Santa Inês.
‘‘É claro que a gente entende, nós estamos acompanhando, o Saae está trabalhando incessantemente. Hoje nós passamos o dia aqui, nós estamos fazendo reuniões a todo momento, verificando as possibilidades para a gente mitigar, alcançar e resolver o problema’’, disse o prefeito.
Segundo Marco Antônio, a situação caótica se deve ao baixo nível do reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos, que abastece os bairros acima citados e vem operando abaixo da sua média de capacidade, com uma captação de 34 litros por segundo, onde o comum seria ter de 80 litros captados por segundo.
Além disso, o longo período de estiagem e as temperaturas elevadas, que promovem aumento no consumo, têm contribuído para piorar a situação. Mas para além da ETA Gatos, a ETA Pureza também vem operando em baixa, já que a frequência de captação de litros por segundo, que deveria estar na casa de 110/120 litros, vem sendo de apenas 50/55 litros.