“2015 tem sido nosso melhor ano”, diz diretor-presidente da Dular
César Lopes, diretor-presidente do Grupo Dular

Matéria veiculada na edição 274 da Revista DeFato
Acredite! 2015 tem sido um dos melhores anos para o Grupo Dular, rede de móveis e eletro nascida em Itabira e que tem 25 lojas espalhadas pelas principais cidades do interior de Minas Gerais. E não é porque 2015 marca os 51 anos da empresa. A Dular, a despeito da crise, experimenta um crescimento vertical em vendas, faturamento e rentabilidade.
Mas como? De acordo com o sócio-diretor do grupo, César Lopes, o segredo está na preparação para encarar os desafios econômicos. Em abril do ano passado, quando a diretoria desconfiou que o “mar não estava para peixe” no Brasil, medidas rigorosas de redução de gastos foram tomadas para vencer o tsunami que estava por vir.
Após traçar um prognóstico pouco animador, ainda no início de 2014, César reuniu todos os gerentes e anunciou os cortes. O plano incluía redução do quadro de pessoal e economia de insumos diversos.
“Em 51 anos de Dular, é a primeira vez que é necessário fazer cortes drásticos, mas tudo com muita transparência e objetividade. Reduzimos energia elétrica, água, material de escritório e contamos com compreensão de vários proprietários dos imóveis dos quais temos lojas, para a redução dos aluguéis. Falamos: é melhor cortar algumas despesas excessivas agora, do que demitir um pai de família”, afirma César. Os gerentes ouviram as explicações e concordaram por unanimidade.
O aperto nos cintos surtiu resultados – ainda mais com a adesão de todos os colaboradores. “A equipe comprou a ideia, percebeu a importância de doar mais, de fazer algo mais. A gente fala sempre o seguinte: nós aqui somos o meio. A equipe é que é dona da empresa”, comenta.
E-commerce
O ano de 2015 marcou também a entrada da Dular no comércio eletrônico. A empresa inaugurou uma plataforma na internet, a exemplo de outras redes varejistas, e está satisfeita com os resultados até agora. A divulgação do site tem sido sutil por enquanto, visando contornar possíveis falhas no processo, mas as vendas crescem a cada dia.
O projeto de entrar na internet começou há quatro anos e foi discutido e rediscutido antes de sair do papel. O objetivo é minimizar ao máximo as chances de erro, assim como toda decisão de investimento tomada dentro da Dular.
Por enquanto, a venda pela internet se limita às cidades onde o grupo tem loja e uma plataforma consolidada de logística. À medida que o serviço for amadurecendo, a ideia é ampliar para todo o Brasil e entrar de vez na concorrência com os grandes varejistas do mercado. “A gente fala que internet é um caminho sem volta. Se o cliente for mal atendido em alguma expectativa, ele não fala para oito pessoas, fala para 8 milhões. Por isso todo cuidado é pouco”, explica o diretor.
Centro de Distribuição
Outro investimento também previsto para sair do papel em até dois anos é um novo centro de distribuição, bem maior e mais moderno que o atual, em área ainda a definir. O novo galpão terá capacidade de suportar o crescimento da empresa pelos próximos 20 anos.
Atualmente, o Grupo Dular tem um centro de distribuição, na avenida Ipiranga, no bairro Amazonas. O CD tem acompanhado o crescimento da empresa nos últimos 17 anos. Mas com o lançamento das vendas pela internet, a Dular pretende deixar o atual galpão dedicado ao e-commerce e usar um novo, ainda a ser construído, para as vendas das lojas físicas.
Perguntado sobre o momento econômico, não só em Itabira e região, mas em todo o Brasil, César responde que não está bom, isso é fato. Mas o exemplo das lojas Dular mostra que também é possível aproveitar as oportunidades que aparecem na crise e crescer. “Temos que trabalhar muito, fazer uma ação atrás da outra, manter a equipe entusiasmada e treinada, e fazer promoção”, comenta.
Quando anda pelos corredores das lojas ou se reúne com os gerentes e funcionários, a orientação é uma só: com crise ou sem crise, o foco é no cliente. Isso significa ter uma equipe sempre pronta para prestar o melhor atendimento e oferecer produtos inovadores, diferentes e de qualidade.
Presença da Dular em MG
Desde o1998, quando aconteceu a aquisição da Loja Dular pelos irmãos Lopes, a empresa só cresce em Itabira e por toda Minas Gerais. Atualmente, o grupo possui 25 lojas espalhadas pelo estado. A empresa tem mais de 300 funcionários diretos e terceirizados, conta com frota própria de caminhões, utilitários e motos e disponibiliza aos cliente um mix com mais de 11 mil produtos.
A rede está presente nas seguintes cidades: Alvinópolis; Barão de Cocais; Caeté; Guanhães; Itabira; João Monlevade; Mariana; Nova Era; Santa Bárbara; São Domingos do Prata; Timóteo; Santa Maria de Itabira; Ouro Preto; Coronel Fabriciano; Viçosa; Ponte Nova e Itabirito.
Depoimentos
Joaquim José Lage, fundador da primeira loja Dular
“Comecei com a Livraria e Papelaria Real junto com meu pai. Em 1964, com o advento da televisão a cores, interessei em mudar de ramo. Meu pai não queria. Estávamos muito bem com a livraria, que fazia também distribuição de jornais e revistas. Era um sucesso na época, mas teimei e vendi.
Iniciei com a Dular em 15 de outubro de 1964. Para mim era algo desconhecido, porque não tinha experiência com vendas a prazo, eletrodomésticos e nem móveis. No início foi meio difícil, por causa da nossa inexperiência. Mas fomos crescendo, crescendo, principalmente com a chegada de novas empreiteiras a Itabira.
Trabalhei 34 anos com a Dular e depois vendi. Mesmo após a venda, sempre visitava Jean e César, que se transformaram em dois amigos. Não faltou nosso incentivo para que eles continuassem crescendo. Hoje a empresa é um sucesso. E hoje eles já estão com 25 lojas espalhadas por várias cidades, de Itabira a Itabirito.
Jean e César iniciaram na atividade já com bastante conhecimento, eles trabalhavam com artigos importados na época. Então tinham um conhecimento, e daí para frente foi só crescer. Desejo a eles muito sucesso.”