4° Flitabira movimentou cerca de 25 mil pessoas no circuito do evento
O evento gerou grande aproximação com o público jovem, além de impactos econômicos e sociais, estreitando os laços com a comunidade escolar de Itabira e com os artistas locais
A 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) encerrou no último domingo (3). Foram cinco dias com uma programação diversificada, além de renomados autores, nacionais e internacionais. O evento também trouxe uma valorização da cultura local com a participação de artistas itabiranos, tendo como base o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”.
Cerca de 25 mil pessoas participaram do evento na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), o local fez parte do circuito do evento este ano com espaço de leitura, exposição de arte, além de ocupar o teatro e a biblioteca para as rodas de conversa, oficinas, apresentações musicais, batalhas de rima e slam, contações de histórias, espetáculos de dança e saraus. A FCCDA, também foi palco para a entrega do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano de 2024 a Miriam Leitão, reconhecimento da União Brasileira de Escritores (UBE).
Impacto Digital
A movimentação nas redes sociais teve um alcance de quase três milhões de acessos, se dividindo entre o Facebook, Instagram, YouTube e o site oficial do evento, ampliando o alcance para um nível mundial. O público jovem com faixa etária entre 25 e 34 anos, também se destaca como um dos principais espectadores do evento com grande interesse por cultura, arte e educação.
Engajamento com a Comunidade Escolar
Como de costume, o Flitabira promoveu a premiação de redação e desenho para crianças e jovens das escolas do município. Com uma homenagem especial para Maria Gregória Ventura, a Dona Tita, figura histórica da comunidade quilombola, o prêmio mobilizou cerca de 19 mil alunos, com 85 trabalhos inscritos e 18 estudantes premiados.
Movimentação da economia local
O festival também abrigou na cidade uma grande equipe com 150 profissionais, aumentando o consumo local em hotéis e restaurantes e proporcionando oportunidades de trabalho para os itabiranos, gerando uma expressiva movimentação na economia do município.