Sobem para oito os casos confirmados de febre amarela na regional de Itabira

No perímetro, duas pessoas já morreram por causa da doença

Sobem para oito os casos confirmados de febre amarela na regional de Itabira

Os casos confirmados de febre amarela subiram na regional de Itabira, informa o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgado nesta terça-feira, 30 de janeiro. A região concentra agora oito diagnósticos da doença – três a mais que os informados no balanço da SES na semana passada. Os novos casos estão em São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais e Santa Bárbara – nos dois últimos municípios duas pessoas morreram em função da doença.

Na regional, São Gonçalo do Rio Abaixo é o município com mais casos confirmados até agora: o novo boletim atualiza para três os diagnósticos na cidade. Barão de Cocais e Santa Bárbara passam a ter dois laudos confirmados, cada município. Há também um caso confirmado em Rio Piracicaba.

No novo boletim da SES, subiu para 36 o número de mortos por febre amarela em Minas Gerais. A maioria dos casos está na regional de Belo Horizonte (21), seguida das regionais de Ponte Nova (5), Juiz de Fora (3), Itabira (2), Alfenas (1), Barbacena (1), Divinópolis (1), Ubá (1) e Varginha (1).

Do total de casos confirmados da doença, 77 (95,1%) são homens e 4 (4,9%) são mulheres. Entre os casos confirmados não houve vacinação.

Com a aproximação do Carnaval, o Ministério da Saúde reforça que a vacina contra a febre amarela deve ser aplicada pelo menos dez dias antes de qualquer viagem para locais do país onde há recomendação de imunização.

A orientação só é válida para pessoas que nunca se vacinaram: quem já tiver recebido uma dose ao longo da vida não precisa procurar novamente os postos de saúde, diz o Ministério.

Serviços relacionados