Paulo Soares diz que sindicato acompanha de perto inquérito sobre morte de soldador
Conforme o Sindicato, há dez anos não acontecia um acidente com morte nas minas da Vale no município
A tragédia ocorrida com o soldador Luiz Gustavo dos Santos, no domingo, 11 de fevereiro, em um acidente de trabalho na Mina Cauê da Vale em Itabira, foi comentada pelo vereador e presidente do Sindicato Metabase, Paulo Soares (PRB), durante reunião da Câmara Municipal nessa quinta-feira, 15.
Em um rápido discurso, o vereador sindicalista disse que está acompanhando de perto o inquérito da Polícia Civil em Itabira, que investiga a morte do soldador na área da mineradora. Ele afirmou que não aceitará que a responsabilidade recaia sobre o trabalhador.
“Há uma situação. Parece que esse trabalhador faleceu ainda no local [ambiente de trabalho]. Nós vamos estar responsabilizando a Vale por esse acidente. A direção do sindicato vai estar cumprindo o seu papel, que é de acompanhar a investigação. É nosso dever e nosso papel”, declarou.
Conforme o Sindicato, há dez anos não acontecia um acidente com morte nas minas da Vale no município. Na noite da tragédia, a mineradora emitiu uma nota lamentando o ocorrido, afirmando que as causas do acidente são investigadas e que presta todo o suporte à família. Ainda conforme o comunicado, o empregado foi socorrido imediatamente e levado para um hospital da cidade, não resistindo aos ferimentos sofridos durante atividade em que estava realizando.
Outros acidentes
Em um boletim distribuído à comunidade nessa quinta-feira, 15 de fevereiro, o Sindicato Metabase citou outros dois acidentes que aconteceram recentemente dentro da área da Vale, um em dezembro do ano passado e outro já em fevereiro. Os trabalhadores não morreram, mas tiveram ferimentos graves.
No boletim, a entidade sindical afirmou que tem alertado a direção da empresa sobre os acidentes e cobrado mais atenção à saúde e segurança dos empregados. O Metabase também orientou que é importante que as comissões de prevenção, junto das equipes de Saúde e Segurança, desenvolvam um plano de metas mais eficaz para detectar os postos de trabalho que possam ser prejudiciais à saúde e integridade física dos trabalhadores e para que possíveis acidentes sejam evitados.