Com milhões de seguidores, monlevadense bomba na internet com canal de paródias sobre futebol

FutParódias, que tem como um dos fundadores o monlevadense André Drumond, tem quase 3 milhões de inscritos no YouTube e outros milhares de fãs nas redes sociais

Com milhões de seguidores, monlevadense bomba na internet com canal de paródias sobre futebol
André Drumond é um dos fundadores do FutParódias, canal com milhões de seguidores na internet – Arquivo pessoal

Futebol e música são duas paixões do brasileiro. E na internet, um monlevadense tem feito sucesso unindo as duas coisas. A receita inclui, ainda, bom humor e criatividade. Pronto! Está feito o FutParódias, canal com 2,9 milhões de inscritos no YouTube, 543 mil curtidas no Facebook e 190 mil seguidores no Instagram.  

O chef por trás desta receita de sucesso é André Drumond Ferreira, 26 anos. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o monlevadense deixou a paixão pelo futebol e a criatividade falarem mais alto na hora de escolher o que queria fazer da vida. Em 2016, ele se juntou ao músico Leon Whosoever para criar o FutParódias e, de lá para cá, o projeto tomou proporções grandiosas.

André saiu de João Monlevade aos 15 anos, para fazer o Ensino Médio no Cefet, em Belo Horizonte. Fez também o superior na UFMG. Na época em que estudava na federal, criou o canal “Futebol, o Grande”, que abordava aspectos históricos do esporte mais popular do planeta. Esse canal também já tinha algumas paródias, umas inclusive em parceria com o futuro sócio Leon.  

“Eu até cantava, mas não sou profissional. E queria achar alguém que fosse. E aí, nesta busca pela internet, achei o Leon. Ele tinha um canal no YouTube e fazia algumas paródias. Fizemos umas três paródias juntos para o canal antigo e aí, quando surgiu a ideia do FutParódias, pensei logo nele”, relembra André.

André e Leon durante visita ao Maracanã – Arquivo pessoal

Um gigante que cresceu rapidamente

A projeção parecia audaciosa de início: conquistar 100 mil seguidores até o fim de 2017. Mas veio o primeiro vídeo, com a abertura de Dragon Ball Z só com nomes de jogadores (veja abaixo) e André e Leon viram que o barulho seria muito maior. Em uma semana, o canal já era maior que o outro que o cantor mantinha. Em duas, já era maior que o de futebol antigo do monlevadense – que ele já mantinha há dois anos. Ao fim de 2017, o FutParódias registrava 2,5 milhões de inscritos no Youtube.

“A partir daí a gente continuou com o ritmo de trabalho de dois vídeos por semana, e o canal foi só crescendo. A gente tomou um susto. A nossa meta foi batida rápido para caramba”, comenta o monlevadense.

E uma das senhas para o sucesso do FutParódias está no conteúdo. O canal tem como marca se aproximar da maneira mais fidedigna possível das músicas, seja por meio das terminações das frases ou das métricas das canções. “A gente tem muito esse cuidado. Às vezes demoramos muito para produzir uma letra justamente porque não queremos sair da métrica original e não queremos mudar a terminação de uma rima”, diz André.    


O mais bombante: vídeo sobre Neymar alcançou 21 milhões de visualizações

Lidar com paixões

A internet é campo fértil para diversas opiniões. Quando se trata de futebol, então, muita gente ultrapassa o limite e perde o bom humor quando o time está mal. Lidar com essa paixão exacerbada é uma das tarefas do FutParódia. Mas André diz já estar calejado com os mais bravinhos.

“Na internet não tem como fugir. Tudo o que você fizer, terá comentários negativos. Com o tempo, você vai ficando calejado. Vai entendendo que tem a revolta do cara porque o time dele perdeu e desconta tudo na caixa de comentários. Mas tem hora que dá para tirar coisas positivas de alguns comentários, daqueles que escrevem coisas construtivas. Mas tem muita coisa que entra num ouvido e sai do outro”, afirma o monlevadense.

Mas tem também o outro lado, daqueles que exaltam o trabalho do canal. A grande maioria, aliás. Um dos exemplos foi o vídeo que homenageou Ronaldinho Gaúcho quando o craque anunciou a aposentadoria. Muita gente disse ter ficado emocionado com a paródia produzida a partir de “Deixe-me ir”. “É muito legal ver esse tipo de comentário positivo. A gente fica muito feliz. O do Ronaldinho foi o que mais bombou no Facebook. No Face eu nunca tinha visto um vídeo nosso propagar da maneira que foi”, complementa.

Shows

O sucesso do FutParódias é tanto que sai do mundo virtual para o real. No dia 28 de janeiro, André e Leon fizeram um show no Rio de Janeiro com as músicas do canal. No dia 11 de março, será a vez de São Paulo receber a dupla. E em abril a expectativa é por uma apresentação em Belo Horizonte.

“Foi sensacional! O pessoal sabia mais as letras que a gente mesmo. Foi impressionante. Se a gente esquecia a letra, era só olhar para a boca de quem estava na plateia que lembrava na hora. Uma energia incrível”, exalta André. 

FutParódias fez seu primeiro show ao vivo no Rio de Janeiro – Reprodução Instagram