Saúde em Itabira possui déficit atual de R$ 18 milhões; balanço será apresentado em audiência pública nesta quarta-feira
O encontro ocorrerá às 9h, no plenário da Câmara de Vereadores
As atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde no terceiro quadrimestre de 2017 serão pauta de uma Audiência Pública nesta quarta-feira, 27 de fevereiro. A pasta prestará contas sobre os investimentos em prevenção, no tratamento, abordará as obras realizadas e programas no município ligados à saúde. O encontro ocorrerá às 9h, no plenário da Câmara de Vereadores.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Henrique Rodrigues da Silva, a cada quadrimestre é realizado o balanço para mostrar como são investidos os recursos. Uma comissão de prestação de contas se reuniu nesta tarde de terça-feira, na Secretaria de Saúde, para alinhamentos das informações a serem levadas à público.
No encontro, será abordado o déficit na Saúde durante o quadrimestre, as projeções, futuros investimentos e como serão destinados. Paulo Henrique diz esperar um superávit na Saúde, apesar do déficit atual de R$ 18 milhões em investimentos no setor em Itabira. Os recursos são valores que o município deveria receber dos governos Federal e Estadual, mas, que não estão sendo repassados.
Esse déficit será explanado por meio de relatório que será apresentado amanhã. Segundo Palo Henrique, Itabira tem uma característica única entre as cidades que compõem a Microrregião da Saúde, que representa uma estrutura de saúde muito complexa e “pesada”. Isso, porque na cidade há 31 Programas de Saúde da Família (PSF), fora a Atenção Secundária e a Terciária, além de dois hospitais que recebem aporte financeiro tanto da Secretaria Estadual de Saúde, como do Municipal e Governo Federal.
O conselheiro lembrou que em Itabira não há uma gestão em que chama de tripartite. “Ou seja, a divisão dos recursos entre as três esferas de governo. Itabira praticamente absorve quase que na sua totalidade o financiamento da Saúde”, declarou, ressaltando que o setor tem vivenciado grandes dificuldades econômicas.