Cavalgada de Santa Maria de Itabira é cancelada por dificuldades financeiras

Prefeitura apresentou como justificativas a queda de arrecadação e, principalmente, os sucessivos atrasos de repasses pelos governos estadual e federal

Cavalgada de Santa Maria de Itabira é cancelada por dificuldades financeiras
Cavalgada de Santa Maria de Itabira não acontecerá em 2018 – Divulgaçã

Programada para acontecer de 4 a 6 de maio, a 32ª Cavalgada de Santa Maria de Itabira foi cancelada pela prefeitura local. Entre os artistas que se apresentariam na festa estavam as duplas João Lucas e Diogo, Fred e Gustavo, além de Marcos Motta e Gabriel.

A informação veio a público nesta quarta-feira, 28 de março, quando a prefeitura divulgou um comunicado. O município justificou que a suspensão decorre da “inconstância financeira existente nas contas municipais, derivadas da queda de arrecadação e, principalmente, pelos sucessivos atrasos de repasses pelos governos estadual e federal”.

A prefeitura explanou o cenário atual da cidade, afirmando que somente na área da saúde os atrasos somam mais de R$ 1 milhão, dificultando a manutenção do sistema de atendimento e o estoque de medicamentos. Foi citado que tais atrasos “não se justificam, não há explicações de esferas superiores para que ocorram e não há cronograma definido para que sejam creditados ao município”.

Diante do fato, o governo local afirmou ser impossível assumir compromissos com fornecedores, artistas e população para a realização de uma festa tão tradicional e importante para a região, como é a cavalgada.

Ao final do informativo, a Prefeitura santa-mariense reafirmou o compromisso de, “dentro do possível”, fazer a manutenção das estradas, fornecer os serviços urbanos essenciais, promovendo saúde, educação e assistência social à comunidade.

A Cavalgada é tradição em Santa Maria e por ela já passaram atrações de renome nacional.