Tabuleiro Jazz festival harmoniza boa música com ecoturismo em Conceição do Mato Dentro

Distrito ficou lotado durante dias do evento que reuniu grandes nomes mundiais do estilo

Tabuleiro Jazz festival harmoniza boa música com ecoturismo em Conceição do Mato Dentro
Toninho Horta e Joyce Moreno dividiram palco em Conceição do Mato Dentro – Foto: DeFato

O distrito de Tabuleiro, famoso por abrigar a maior cachoeira do estado de Minas Gerais, foi palco para a primeira edição do Tabuleiro Jazz Festival, evento internacional que uniu a música de alta qualidade à paisagem exuberante em Conceição do Mato Dentro. A festa teve início na última sexta-feira, 27 de abril, e termina nesta segunda, 30.

“Está melhor do que eu poderia imaginar”, ressaltou o curador do evento e violonista Aliéksey Vianna, que atualmente mora na Suíça. Ele teve a competência de reunir nomes como Carlos Malta e Andréa Ernest Dias, que fizeram uma marcante apresentação com flautas no terceiro dia do evento.

Comerciantes locais Lucas Guilherme, Adriele e Raff Catalan, da Distribuidora Distrito, fizeram sucesso com a venda de vinhos – Foto: DeFato

Também fez um show à parte o renomado músico Toninho Horta, que tocou sua guitarra ao lado da cantora e instrumentista carioca Joyce Moreno. “Um privilégio para mim tocar em Conceição do Mato Dentro, ainda mais nessa época de comemoração de aniversario do jazz”, comentou o mineiro, que se apresentou no sábado, 28.

Nomes consagrados do jazz mundial como Paul McCandless (EUA), Paul Hanson (EUA), Stephan Kurmann (SUI) e Michael Eckroth (EUA) também subiram no paco do Tabuleiro Jazz Festival.

A assessora de Comunicação da Prefeitura de Conceição, Amanda Lages Guerra, no espaço onde era comercializado souvenir e outras lembranças da cidade e do evento – Foto: DeFato

Prata da casa

Prata da casa, o músico Filipe Gaeta tocou na abertura do evento. Ele é gaitista e hoje responde pela Secretaria de Meio Ambiente do município. Também de Conceição, os músicos Caxi Rajão, Estevan Rupestre e Deco Lima deram o tom local ao festival.

O prefeito José Fernando de Oliveira (MDB) ressaltou a importância do evento e o fortalecimento no turismo de qualidade que ele trás. “A cidade está cheia, e, mesmo nesse cenário econômico menos otimista, nós vamos pensar grande para Conceição do Mato Dentro. A mídia espontânea que conquistamos para o festival internacional de Jazz mantém a cidade como referência entre os melhores destinos turísticos do Brasil e do mundo”, exaltou.

Vereador Gilberto do Tabuleiro, organizador do evento Carlos Brandão, prefeito José Fernando e presidente da Câmara de vereadores João Marcos – Foto: DeFato

Segundo a Polícia Militar, cerca de 2000 pessoas compareceram por dia de evento e nenhuma ocorrência grave foi registrada. O festival, que aconteceu no campo do distrito de Tabuleiro, também fez com que os pontos turísticos da cidade recebessem um grande número de visitantes.

No domingo, por volta das 13h, a cachoeira do Tabuleiro precisou ter o acesso bloqueado por ter atingido o limite máximo de 250 pessoas acessando o parque. Também na região, a cachoeira Rabo de Cavalo recebeu um grande número de turistas.

Cachoeira Rabo de Cavalo recebeu grande número de turistas – Foto: DeFato
A cenografia do palco foi concebida pelo arquiteto Flávio Lima com bromélias do acervo científico do Botânico Otávio Ribeiro, inspirado na vegetação rupestre do Médio Espinhaço. Também utilizaram folhas de poda de palmeiras e cycas. Foto: DeFato