Escolas estaduais não terão aula nesta sexta; governo decretou ponto facultativo por causa da paralisação de caminhoneiros
Apenas serviços públicos essenciais devem funcionar, nas repartições do estado
O governador Fernando Pimentel (PT) decretou ponto facultativo em Minas Gerais nesta sexta-feira, 25 de maio, alegando impactos do desabastecimento de combustível, gerado pela paralisação dos caminhoneiros. Após a decisão de Pimentel, a Secretaria Municipal de Educação determinou que todas as escolas da rede estadual suspendam as aulas nesta sexta.
A decisão do governador foi tomada nesta quinta (24), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, durante reunião do chamado “gabinete de crise”, criado em função do movimento dos caminhoneiros.
“A medida visa otimizar o uso de combustível para garantir o atendimento dos serviços de segurança pública e saúde em todo o Estado. A recomendação do governador também prevê o cancelamento de agendas e eventos de secretarias e outros órgãos de Estado que demandem deslocamentos. As agendas do governador previstas para serem realizadas em outras cidades também serão reprogramadas com o mesmo intuito”, cita o governo, em comunicado divulgado nesta tarde.
Apesar do ponto facultativo, devem ser resguardadas as atividade essenciais, incluindo consultas e procedimentos médicos já agendados em toda rede estadual de saúde, rede do IPSM e Hospital Militar, Ipsemg e Perícia Médica.