Moda social: bazar arrecada fundos para projetos de empoderamento feminino

Durante o evento, o deputado estadual Nozinho anunciou envio de emenda para o Instituto Tecendo Itabira, coordenado pelo estilista itabirano Ronaldo Silvestre

Moda social: bazar arrecada fundos para projetos de empoderamento feminino
Bazar funcionará por 8 dias – Foto: Tatiana Santos/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O Instituto Tecendo Itabira deu início, nesta sexta-feira, 8 de junho, até o dia 16, ao Bazar Flash Store – Elas por Itabira. O evento tem à disposição peças exclusivas da coleção do estilista itabirano Ronaldo Silvestre e sapatos desenhados por ele para a Ramarim. O bazar está sendo realizado na loja Madame Jolly, na avenida Mauro Ribeiro Lage, 190, loja 3, no bairro Esplanada da Estação.

A abertura oficial aconteceu às 10h, e teve presenças ilustres, como o deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” (PDT), a Juíza Direito Titular, Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira, além da Promotora Giuliana Talamoni Fonoff e de Cidinha Lana, presidente do projeto Acita Mulher, parceiro do evento. O bazar solidário tem a finalidade de arrecadar recursos para a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e para o Instituto Tecendo Itabira, coordenado por Ronaldo Silvestre e formado por diversas mulheres de Itabira.

Abertura do evento reuniu presenças ilustres- Foto: Tatiana Santos/DeFato

Emenda parlamentar

O estilista informou que a parceria para os 16 Dias de Ativismo é justamente para mostrar que a luta contra a violência é vencida por meio do trabalho e da qualidade de vida, trazendo possibilidades e modelos de negócios para a transformação social. Ronaldo comentou uma emenda parlamentar conseguida por intermédio do deputado Nozinho, no valor de R$ 30 mil. O valor serviu para incremento na compra de maquinário de costura para o Instituto Tecendo Itabira.

Um projeto foi apresentado por Ronaldo ao político, que atendeu ao pedido do estilista com os recursos. O estilista afirmou que a meta é que Itabira se torne um polo de costura, para gerar emprego a mulheres da cidade. Ele acredita que da cidade podem sair inúmeros produtos que promoverão valorização. “Daqui de Itabira podem sair grandes joias, podem sair grandes equipamentos, grandes produtos para decoração, design, arquitetura. Basta termos um olhar e entender que as pessoas mais simples têm muito a oferecer para o futuro da nossa cidade”.

Parceria

A sócia da Madame Jolly, Elizabeth Félix, afirmou que a parceria com o estilista é importante para a loja, pois, ela acredita que está no mercado, não somente para comercializar e lucrar, mas sim, para também, de alguma maneira, beneficiar a sociedade. “A Madame Jolly se propôs a fazer essa parceria com o Ronaldo para tentarmos movimentar essa questão de melhorar a condição da mulher, aqui em Itabira”.

Rosilene Félix, também proprietária, afirmou que o papel da loja é contribuir para o empoderamento feminino. Ela comenta que, assim que o projeto foi apesentado por Ronaldo, a ideia foi prontamente aceita, como forma de, como empresária, cumprir um dever social. “A gente entende que a gente já faz esse papel, pois, quando vendemos moda, vendemos também auto-estima. Quando a mulher compra uma peça que lhe agrada, ela tem a possibilidade de mostrar através da roupa, aquilo que ela é. O Ronaldo veio para nos apresentar o projeto e achamos que era oportunidade de devolver um pouco para a sociedade “.

Instituto Tecendo Itabira

O Instituto Tecendo Itabira é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 200. Funciona como centro de convergência para o desenvolvimento social e referência cultural dos moradores de Itabira. Atua com mulheres, que têm no projeto, uma oportunidade de empregabilidade e transformação social.