Projeto Matriz 2018- “um sucesso que já aguarda os 30 anos”

Com o patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo/ Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e o apoio cultural da Anglo American, em conjunto com apoio local da COMTUR e vários parceiros locais aconteceu nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro mais uma edição do Projeto Matriz. Com o objetivo de ocupar novos […]

Projeto Matriz 2018- “um sucesso que já aguarda os 30 anos”
Crédito: Renata Vidigal Guimarães||||

Com o patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo/ Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e o apoio cultural da Anglo American, em conjunto com apoio local da COMTUR e vários parceiros locais aconteceu nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro mais uma edição do Projeto Matriz.

Com o objetivo de ocupar novos espaços na cidade no dia 06, quinta-feira, o Projeto Matriz apresentou na Câmara Municipal o Coral da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro. Foi encantador ver o belo trabalho regido pela Maestrina Tininha Castro, que reúne cerca de 40 conceicionenses de várias faixas etárias.

Crédito: Renata Vidigal Guimarães

Logo depois no mesmo espaço foi exibido o filme “Nise: O Coração da Loucura” que trouxe aos presentes a beleza e a emoção do trabalho realizado pela Psiquiatra Nise da Silveira no Engenho de Dentro- RJ com os portadores de sofrimento mental. Não menos inovador foi neste mesmo dia a roda de samba na praça da Saudade, recepcionando os turistas com o melhor do samba de BH com Marina Gomes e quarteto.

Na sexta, a noite começou com os sorrisos da criançada e dos adultos em frente à Igreja do Rosário com o espetáculo da Ursa circense. Em seguida, a Cia de Ballet Petit Ballerine de Conceição, trouxe à praça os pais encantados com suas crias que se apresentaram no palco do Projeto Matriz. Foram cerca de 30 integrantes, entre crianças, adolescentes e adultos, que tornaram a noite ainda mais agradável.

Continuando a valorizar a prata da casa, Juliana Floriano fez uma bela apresentação junto com sua Banda Mula. Como grande atração da noite, Paulinho Moska, com sua voz e violão contagiou uma praça com milhares de pessoas. E para fechar, mesmo que certo atraso, a alegria e vibração da banda Pacato Cidadão, uma das melhores do carnaval de BH, que cantou os sucessos Jota Quest, Skank entre outras bandas mineiras.

Crédito: Renata Vidigal Guimarães

Sábado também começou em grande estilo. Desta vez o brilho foi no mastro chileno com a artista Mari Rivera. Mais uma vez a presença marcada pelos artistas conceicionenses com Caxi Rajão convidando Vitória Regina e o saxofonista Renato Carvalho com um fino repertorio, que em alguns momentos levou os presentes para um retorno aos antigos bailes do Edem Clube de Conceição.

Presença forte e marcante na noite foi o jovem instrumentista Marcelo Fonseca que com seu sorriso e swing contagiantes foi a grande revelação do Projeto Matriz deste ano. Comemorando 40 anos de carreira a sensacional banda A Cor do Som, fez o público relembrar e cantar junto seus grandes sucessos.

Para abrir o último dia do Projeto Matriz 2018, o “Cortejo dum Velho Senhor” percorreu as ruas da cidade, entre a praça Ubaldina até o Largo do Rosário, brincando e cantando com os transeuntes. Na sequência, no Mercado Municipal, aconteceu a Feira Sabor e Arte com mostras do artesanato e de culinária de conceição, onde também se apresentou o Grupo de Capoeira Arte Brasil.

Voltando ao largo do Rosário, mais uma vez a programação foi especial para as crianças com a peça Adiante atraindo a atenção de crianças e adultos, seguido do belo show do Grupo Choro de Minas que convidou o cantor Juninho Braga, contagiando a praça, com vasto e belo repertorio de Chorinhos e sambas.

Outra revelação para o público do Projeto Matriz foi Marcelo Veronez, com o show que já está na estrada há 10 anos “Não sou nenhum Roberto” que além de encantar com sua voz e performance no palco, colocou a praça toda pra cantar e dançar junto ao som da Velha Guarda.

Após três dias de programação intensa, foi no mais alto astral que o rapper mineiro Flávio Renegado, manteve de pé o largo do Rosário no último show desta edição do Projeto Matriz, com um show cantando Jorge Benjor.

João Bosco, um dos idealizadores e realizadores do Projeto Matriz desde a sua criação em 1989, reforçou que neste ano apesar da dificuldade de arrecadar recursos com a Leis de Incentivo à Cultura, ter o patrocínio da Prefeitura Municipal e o apoio da Anglo American, foram fundamentais para o a realização e sucesso desta edição, assim como os parceiros locais que também tem papel fundamental desde as primeiras edições do evento.

Mais uma vez o Projeto Matriz trazendo de forma gratuita e democrática o acesso à cultura para a comunidade de Conceição e região, atraindo turistas, lotando os restaurantes, bares, pousadas e criando centenas de empregos temporários. Além de divulgar o potencial turístico e cultural da cidade.

 Acompanhem os grandes momentos deste ano no facebook  e instagram: @projetomatriz.

A M Lima Produções, já trabalha para uma bela comemoração dos 30 anos em 2019 e já convida a todos.