Dia do Médico é marcado com homenagens a profissionais icônicos em Itabira

Em homenagem a São Lucas, autor de parte do Novo Testamento da Bíblia Sagrada, no dia 18 outubro é comemorado o Dia do Médico. Lucas passou parte de sua vida curando pessoas por onde passava e esse legado é o motivo pelo qual é considerado padroeiro da Medicina. A data é especial para os profissionais […]

Dia do Médico é marcado com homenagens a profissionais icônicos em Itabira
(Ao lado direito, o médico Edson Pereira Lima)

Em homenagem a São Lucas, autor de parte do Novo Testamento da Bíblia Sagrada, no dia 18 outubro é comemorado o Dia do Médico. Lucas passou parte de sua vida curando pessoas por onde passava e esse legado é o motivo pelo qual é considerado padroeiro da Medicina. A data é especial para os profissionais da área e em Itabira foi marcada para homenagear os médicos Carlos Batista Alves e José Pinto Mendonça de Oliveira, falecido no último dia 7.

As homenagens foram entregues pelo Centro de Estudos Dr. Mauro Alvarenga, do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), pelo Conselho Regional de Medicina (CRM/MG) e pela Associação Médica de Itabira, um dia antes, 17 de outubro. A emoção dos profissionais, amigos e familiares guiou toda a cerimônia onde foi lembrada a importância das influências de Carlos Batista e José Pinto.

“Eu fui percebendo que Itabira é um núcleo cultural impressionante. Eu acho que quando o minério se for, a cultura vai continuar crescendo aqui e para o país inteiro”, disse doutor Carlos, também condecorado cidadão honorário da cidade. “Eu vejo na classe médica de Itabira a evolução do hospital e do pronto-socorro. O sofrimento que vocês passaram, todo o crescimento contínuo. Vocês estão todos de parabéns”, completou.

A alegria e o companheirismo do médico José Pinto foram lembradas na solenidade. As palavras de afeto foram motivos de lágrimas. A família recebeu com muita emoção a homenagem e agradeceu o carinho e a solidariedade nesse momento tão difícil.

No discurso de agradecimento pela condecoração, Gustavo Pucci de Oliveira, filho do cardioologista José Pinto, leu as mesmas palavras que conduziram a homenagem ao pai em seu velório. “Papai foi um médico exemplar e seu maior prêmio era ter o reconhecimento daqueles que ele pôde ajudar em vida, recebíamos de rapadura a galinha viva.[…] Sempre em nossos corações, o homem do coração”, disse Gustavo.

A cerimônia marcou a reabertura do Centro de Estudos Dr. Mauro Alvarenga e teve como desfecho uma aula solene com o tema “Acidente Vascular Encefálico – Neurologia Clínica e abordagem Hemodinâmica” ministrada pelos médicos Thiago Camilo e Carlos Batista Jr no auditório do edifício Monjolos.

Serviços relacionados