Com equipe reforçada, Vale retoma visitas às casas vizinhas de barragens em Itabira
Depois da pausa para o Carnaval, a Vale retoma, nesta quinta-feira, 7 de março, as visitas às casas mais próximas às barragens em Itabira. O trabalho ganhará novo fôlego com o acréscimo de outros 40 profissionais contratados pela mineradora para levar aos moradores informações sobre o plano de ação e emergência (PAEBM). Nos primeiros três […]
Depois da pausa para o Carnaval, a Vale retoma, nesta quinta-feira, 7 de março, as visitas às casas mais próximas às barragens em Itabira. O trabalho ganhará novo fôlego com o acréscimo de outros 40 profissionais contratados pela mineradora para levar aos moradores informações sobre o plano de ação e emergência (PAEBM). Nos primeiros três dias, de acordo com a empresa, 279 residências abriram as portas para as equipes.
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Na semana passada, quando deu início à apresentação do plano de ação nas casas dos itabiranos, a Vale colocou nas ruas dos bairros Bela Vista, Nova Vista e Rio de Peixe 60 profissionais das áreas de humanas e saúde. A partir desta quinta-feira, o grupo chega a 100 pessoas. Os trabalhos continuarão na mesma região dos primeiros dias de atuação.
“Agradecemos a população visitada pela oportunidade de esclarecermos sobre os pontos de encontro, rotas de fuga e funcionamento do sistema de sonorização. A Vale reforça o compromisso de estar junto à comunidade para levar informação sobre os procedimentos a serem seguidos numa eventual situação de emergência de barragens”, destaca o gerente-executivo do Complexo Itabira e Água Limpa, Rodrigo Chaves.
O trabalho de visitas é direcionado para a população que mora ou possui estabelecimentos nas chamadas zonas de autossalvamento (ZAS). Essas áreas estão localizadas a 10 quilômetros das barragens, a jusante das estruturas, ou seja, no sentido em que o rejeito correria em caso de rompimento. Segundo a Vale, são 5.200 residências nessas condições.
As equipes que visitam as residências são capacitadas pela Vale e Defesa Civil Municipal. Durante as visitas aos domicílios e aos estabelecimentos, são entregues materiais que contemplam o mapa da região, indicação da rota de fuga e do ponto de encontro de cada um dos moradores, além de telefones de contato da Vale e da Defesa Civil. Os agentes usam coletes laranja para identificação.
A previsão é de que todo o trabalhe dure até o fim do mês de abril. Nesse período, serão instaladas 93 placas de sinalização dos pontos de encontro no município. Também neste ano, a Defesa Civil, com apoio da Vale, realizará testes de sirenes e simulados de emergência com a população. A data ainda não está definida.
Canais de esclarecimento
A Vale disponibilizou dois canais de atendimento para que a população consulte informações sobre o Plano de Ação e Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).
Por telefone, o contato pode ser feito pelo 0800 039 6010. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Pela internet, basta encaminhar e-mail para [email protected].