Câmara convida representante da Secretaria de Saúde para explicar surto de dengue

A Câmara Municipal de Itabira aprovou nesta terça-feira, 28 de maio, um requerimento convidando um representante da Secretaria de Saúde para prestar esclarecimentos sobre o surto de dengue vivenciado no município. O documento é de autoria do vereador Solimar Silva (Solidariedade) e solicita o uso da tribuna no próximo dia 4 de junho. Apenas o […]

Câmara convida representante da Secretaria de Saúde para explicar surto de dengue
Focos do mosquito tomam conta da cidade. Um deles é na avenida Madalena Pereira dos Santos

A Câmara Municipal de Itabira aprovou nesta terça-feira, 28 de maio, um requerimento convidando um representante da Secretaria de Saúde para prestar esclarecimentos sobre o surto de dengue vivenciado no município. O documento é de autoria do vereador Solimar Silva (Solidariedade) e solicita o uso da tribuna no próximo dia 4 de junho. Apenas o vereador Reginaldo Mercês dos Santos (PTB) votou contrário.

O objetivo do requerimento, segundo Solimar Silva, é seja esclarecida a situação do município em relação ao enfrentamento da dengue e repasse informações sobre as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt.

O panorama de casos suspeitos e confirmados de dengue em Itabira é alarmante. Em 2019, o município registrou 943 notificações de casos prováveis da doença e 128 confirmações. Só na última semana, 171 novas suspeitas de dengue foram apontadas.

À DeFato, a superintendente de Vigilância em Saúde, Thereza Cristina Oliveira Andrade “Therezão”, afirmou que o aumento da taxa de incidência de dengue em Itabira foi de 288.6% desde 30 de março deste ano. Os bairros com maior número de notificações foram mapeados: Machado, Gabiroba, São Pedro, Bela Vista e Água Fresca.

Apesar de apontado os locais com maior incidência, Therezão afirma que toda a comunidade deve estar em alerta e que os casos estão pulverizados pela cidade. Durante a discussão do requerimento vários vereadores lembraram que parte da culpa da situação vivida é da própria população que não toma as precauções necessárias.

Lixo despejado na avenida Duque de Caxias, na Esplanada da Estação. Foto: Thamires Lopes/DeFato Online

Serviços relacionados