Vale fará repasse à saúde de Barão de Cocais, anuncia prefeitura

A Prefeitura de Barão de Cocais divulgou nesta sexta-feira (7) que obteve da Vale um termo inicial pelo qual a mineradora se compromete a efetuar uma série de repasses para a área da saúde no município, bem como a contratar 28 profissionais de várias áreas. Amanhã, 8 de junho, completam exatos quatro meses da elevação […]

Vale fará repasse à saúde de Barão de Cocais, anuncia prefeitura
|Comunicado da Prefeitura de Barão de Cocais detalha o termo firmado com a Vale

A Prefeitura de Barão de Cocais divulgou nesta sexta-feira (7) que obteve da Vale um termo inicial pelo qual a mineradora se compromete a efetuar uma série de repasses para a área da saúde no município, bem como a contratar 28 profissionais de várias áreas.

Amanhã, 8 de junho, completam exatos quatro meses da elevação do nível de risco da barragem Sul Superior da Mina de Gongo Soco.

Segundo a prefeitura, pelo termo inicial assinado com a Vale, a empresa se responsabilizará pelo repasse de R$ 350 mil mensais ao hospital municipal, pelo período de 12 meses e, também, pelo montante de R$ 500 mil para o término da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Leão XIII.

Comunicado da Prefeitura de Barão de Cocais detalha o termo firmado com a Vale

O termo prevê ainda o pagamento de 28 novos profissionais para a administração municipal, dentre médicos, psicólogos, médicos psiquiatras, enfermeiros e assistentes sociais.

Além desses setores, a educação, de acordo com a prefeitura, já vem contando com a manutenção integral do transporte universitário pela mineradora.

Para o prefeito Décio dos Santos, as conquistas para áreas essenciais do município são “um primeiro passo para a retomada da vida dos cocaienses e para a diminuição de um impacto que a própria Vale tem causado na cidade”.

Ele ressaltou que o choque sofrido pela população nos últimos meses demanda uma atenção ainda maior da empresa e que “a minha gestão não descansará enquanto todos os direitos dos cocaienses não forem atendidos”.

Uma das principais lutas agora, de acordo com o prefeito, será a remuneração temporária de toda a população.