Fernando Haddad é condenado pela Justiça Eleitoral por caixa dois
Segundo o processo, o ex- candidato a presidência em 2018 teria deixado de contabilizar valores e utilizado de notas inidôneas para justificar despesas
O ex-prefeito de São Paulo e candidato à presidência em 2018 pelo PT, Fernando Haddad foi condenado pela Justiça Eleitoral pelo crime de caixa dois. Segundo o processo, Haddad usou da falsidade ideológica eleitoral durante a campanha para a prefeitura de São Paulo, em 2012.
A decisão foi tomada pelo juiz Francisco Carlos Inouye Shintate, da 1ª Zona Eleitoral, que determinou que o ex-prefeito cumpra a pena de quatro anos e seis meses de reclusão, em regime semiaberto. Além da pena, Haddad terá de pagar 18 dias-multa, cada um no valor de 1 salário-mínimo vigente na época da campanha.
Caixa dois
Ainda cabe recurso da decisão. De acordo com o juiz F, a UTC Engenharia doou R$ 2,6 milhões não contabilizados à campanha de Haddad. O promotor eleitoral Luiz Henrique Dal Poz, responsável pela acusação, escreveu que Haddad “deixou de contabilizar valores, bem como se utilizou de notas inidôneas para justificar despesas”.
A defesa de Fernando Haddad disse que vai recorrer da decisão da primeira Vara Eleitoral.
*Com informações do jornal O Globo