Economia e a história de João Monlevade estão atreladas à atividade de siderurgia
A cidade cresceu junto com a ArcelorMittal e hoje tem o título de capital mundial do fio máquina graças à qualidade do aço produzido no município; atividade é favorecida pela abundância de matéria-prima
As histórias de João Monlevade e da ArcelorMittal Monlevade mais que se confundem, se complementam. A siderúrgica teve início a partir da chegada do patrono da cidade, Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade, engenheiro vindo da França, e que construiu a primeira forja catalã. Inclusive, a Fazenda Solar, residência do engenheiro na cidade, hoje é preservada pela ArcelorMittal Monlevade, com móveis e utensílios usados à época pela família Monlevade.
Mais de cinco décadas depois, a história da cidade vem sendo construída também através do aço. A ArcelorMittal mantém investimentos na usina local, e a consolida como estratégica para a empresa. Com os recém-completados 84 anos, a siderúrgica destaca a qualidade do aço produzido em João Monlevade, tanto que o município recebeu o título de capital mundial do fio máquina, principal produto produzido na planta monlevadense. É por meio do fio máquina que são desenvolvidos produtos cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, como a lã de aço e pneus automobilísticos. A empresa fomenta fortemente o transporte nacional, ferroviário e rodoviário, para o despacho de seus produtos.
MATÉRIA-PRIMA
Outro diferencial que garante movimentações de investimento em João Monlevade pela siderúrgica é a matéria prima utilizada para a produção do aço. O minério de ferro é extraído da Mina do Andrade, localizada em Bela Vista de Minas, município vizinho a Monlevade. A mina chegou a ser operada pela mineradora Vale, mas hoje é de responsabilidade da ArcelorMittal Mineração. As duas operações, mineração e siderurgia, movimentam a economia regional por meio da geração de impostos, compra de materiais e serviços com fornecedores locais e o próprio impacto no comércio local.
Comércio intenso e em expansão
O comércio em João Monlevade também fomenta o desenvolvimento local. Tanto que grandes empresas e redes de lojas vêm investindo no município. A Farmácia Indiana é uma delas. O grupo, que tem uma unidade em Itabira, já abriu duas em Monlevade e prepara-se para abrir a terceira loja, que é a de número 110 da rede.
Outro grande do comércio que também se prepara para inaugurar o terceiro empreendimento local é o Grupo Comercial Monlevade.
A empresa iniciou-se em 1977, como uma pequena mercearia de 19.000 m². Já em 2005, o grupo inaugurou a segunda loja, o Hiper Comercial Monlevade. Hoje, com uma área total de 8.360 m², o Hiper ultrapassa padrões de grandes redes de supermercado. Agora, com mais uma loja que será inaugurada ainda este ano, a empresa já trabalha com processo seletivo para novos contratados. A primeira seletiva teve participação de mais de 1.000 pessoas.
“Somos uma empresa que busca sempre estar em constante desenvolvimento. A terceira loja que está para ser inaugurada no fim deste ano vem para satisfazer as necessidades dos nossos clientes, seguindo nossos padrões de qualidade, atendimento e conforto, mantendo assim firme a relação de confiança entre os donos da empresa e seus clientes”, declarou Marcelo Bicalho, sócio e um dos fundadores do Super e Hiper Comercial Monlevade.