Atendendo a TAC, Câmara de Itabira vai extinguir 48 cargos comissionados
Apesar dos cortes, outros 21 cargos serão criados através de recurso público
Tramita na Câmara de Vereadores de Itabira um projeto de lei que propõe a extinção de 48 cargos comissionados. A medida atende a uma recomendação do promotor Renato Ângelo Salvador Ferreira, responsável pela 1ª Promotoria de Justiça na Comarca de Itabira. A matéria foi lida durante a reunião ordinária desta terça-feira (26). Apesar dos cortes, outros 21 cargos serão criados e dois terão a forma de contratação modificada. Com exceção da assessoria especial da presidência (1 funcionário), todos os novos cargos deverão ser preenchidos através de concurso público.
O projeto de lei altera o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Legislativo, tramita em caráter de urgência, e deve ser votado nas próximas semanas. O impacto financeiro referente aos cargos que serão extintos será de aproximadamente R$ 1,9 milhões por ano.
“Salientamos que os referidos cargos de provimento serão preenchidos por meio de concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a necessidade e a conveniência da administração pública”, diz a justificativa do projeto.
A recomendação do promotor é que sejam exonerados os seguintes cargos comissionados: assessores parlamentares (17); secretária de gabinete parlamentar (17); superintendente do processo legislativo; gerente de benefícios, controle e frequência; gerente de arquivo; gerente de contas a pagar; gerente de documentos e cadastros; gerente de apoio e tecnologia; gerente de editais e elaboração de contratos; gerente de protocolo e atendimento; gerente de técnicas administrativas; superintendente de relações internacionais; gerente e secretário de projetos da Escola do Legislativo.
Os cargos de ouvidor e controlador interno terão as formas de contratação modificada. De ampla, o recrutamento passará a ser restrito e deverá ser preenchido por meio de concurso público. De acordo com o projeto, através do concurso público serão criados os seguintes cargos: analista legislativo (8); auxiliar administrativo (5) e oficial administrativo (8).
Itabira tem 17 vereadores e cada um têm direito a quatro servidores comissionados. Somente em 2017, conforme Renato Ângelo, a Câmara realizou despesas com salários de de comissionados no valor de R$ 4.187.585,86.