Chuva intensa em Itabira derruba árvores em pontos diferentes da cidade

Na cidade foram registradas duas ocorrências de queda de árvores após chuva

Chuva intensa em Itabira derruba árvores em pontos diferentes da cidade
Chuva intensa em Itabira faz estragos e árvores ficam no chão nesta sexta
O conteúdo continua após o anúncio


Equipes da Defesa Civil percorreram pontos de Itabira na manhã desta sexta-feira (24) para avaliar os impactos da chuva torrencial que caiu durante toda a noite anterior e início da manhã de hoje. Não há ocorrências graves. Os principais fatos são quedas de árvores em diferentes bairros da cidade, comprometendo o trânsito e aumentando o estado de alerta da população.

Entre o bairro Pedreira e Campestre, uma árvore de grande porte caiu na avenida João Soares da Silva, próximo à portaria da mina de Cauê, da Vale. A planta também causou a destruição de um poste.

Motoristas ficaram parte da manhã impossibilitados de passarem, contudo um desvio foi feito por dentro da área da Vale para liberar o fluxo de veículos. A primeira faixa a fluir, liberada por volta de 9h30, foi no sentido Santa Maria/Itabira.

Agentes da Transita, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionados para desobstruir a via que é rota para ônibus da mineradora e das linhas Pedreira e Alto da Barbacena no transporte público, além de automóveis que seguem para Santa Maria de Itabira. Também será preciso intervenção de técnicos da Cemig.

Já no bairro Juca Batista, outra árvore tombou em decorrência das chuvas. Parte da árvore despencou em um muro de uma das casas. A estrutura fazia parte da garagem da residência localizada entre a rua São Geraldo e São Manoel. Ninguém ficou ferido e o trânsito, tanto de veículos quanto de pessoas, segue interditado.

Além da preocupação com as árvores, os itabiranos também estão atentos ao volume de água no canal no bairro Praia. Imagens feitas nesta manhã mostram que a quantidade de água aumentou consideravelmente depois das chuvas. Apesar de o fluxo do canal ainda estar distante das bordas, o medo maior dos moradores é que o canal transborde na avenida Cristina Gazire.

Em alerta

A Defesa Civil de Itabira está em alerta por causa da intensidade das chuvas esperadas para a cidade a partir desta sexta-feira. Somente hoje, de acordo com a secretária de Meio Ambiente, Priscila Braga Martins da Costa, são estimados 100 mm de chuva no município. Um gabinete de crise, com presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança, foi montado para acompanhar em regime de plantão as possíveis ocorrências.