Desmoronamentos, quedas de árvores, ruas interditadas: chuva faz estragos em Itabira durante madrugada
Ocorrências se avolumaram com a continuidade da tempestade torrencial que cai sobre a cidade há mais de 24 horas
A chuva não deu trégua durante a madrugada e provocou estragos em Itabira. Equipes da Defesa Civil percorrem diversos pontos da cidade atingidos por desmoronamentos, quedas de árvores e outros problemas. Ruas foram interditadas e há pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas.
No bairro Gabiroba, na avenida Almir Pessoa Magalhães, houve deslizamento de terra em um imóvel. Os moradores tiveram que abandonar o local. Agentes da Defesa Civil de Itabira ainda contabilizam os danos e ajudam na remoção. Sete famílias da área atingida e/ou sob risco foram encaminharas à Escola Municipal Ester Pereira Guerra. Elas estão sendo assistidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Não há feridos.
Por causa do incidente, a avenida foi interditada, no sentido Centro, no entroncamento com a avenida dos Médicos.
Outro ponto interditado em Itabira é o Beco do Calvário, no Centro Histórico da cidade. No local, houve queda de árvore.
A Defesa Civil ainda apura deslizamento de terra na rua Pintassilgo, no bairro Pedreira. Outro problema no bairro é a destruição de parte do asfalto na rua Gaivota.
Alagamento
Um ponto de alagamento foi registrado no bairro Vila Paciência. Técnicos da Prefeitura de Itabira avaliam pontos de drenagem e escoamento da água para liberar o fluxo de veículos e pedestres no local.
Ponto de alagamento no bairro Vila Paciência – Foto: Defesa Civil
As equipes estão de plantão desde a noite de quinta-feira (23). Durante esta sexta, poucas ocorrências foram registradas na cidade, mas, com a continuidade da chuvas, os problemas se avolumaram. A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 199 ou 3839-2391. Os itabiranos também podem chamar o Corpo de Bombeiros pelo 193.