Vale aciona nível 2 de emergência para outra barragem em Barão de Cocais
Agora, além da barragem Sul Superior, a Sul Inferior, que fica logo abaixo da primeira, também tem grau de risco mais elevado
A Vale acionou, neste sábado (25), o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) da Barragem Sul Inferior, da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais.. Segundo a mineradora, em razão das fortes chuvas na região, ocorreu uma erosão na parte interna do reservatório da estrutura, que se mantém estável. Ontem (24) o prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos, decretou estado de emergência na cidade.
Agora, além da barragem Sul Superior, que está em estado de alerta há quase um ano, a Sul Inferior, que fica logo abaixo da primeira, também tem grau de risco mais elevado. Não há comunidades na zona de autossalvamento (ZAS) das estruturas. As pessoas foram realocadas para locais seguros em fevereiro do ano passado.
A Sul Inferior é uma barragem de contenção de sedimentos, construída em etapa única, considerado um dos métodos construtivos mais seguros. Embora apresentasse estabilidade, a estrutura encontrava-se em nível 1 porque está localizada a jusante da Sul Superior, que se mantém em nível 3.
Uma contenção de concreto construída em caráter emergencial foi projetada para minimizar os riscos para Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. A contenção possui 36 metros de altura por 330 metros de extensão e está localizada a 6 quilômetros da barragem.
A Sul Inferior é monitorada permanentemente por câmeras de vídeo e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico. Em decorrência das chuvas acima dos limites da normalidade, a Vale reforçou o número de equipes de campo em prontidão para eventuais situações de emergência.