Itabira registra 73 ocorrências em quatro dias de chuvas
Do total, 55 foram deslizamentos de terra; 7 pontos de alagamentos; 6 trechos onde o asfalto cedeu, além de cinco quedas de árvores na pista
Entre quinta-feira (23) e domingo (26), o acumulado de chuva em Itabira atingiu 172,2 milímetros. O dado é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a partir de seis estações pluviométricas instaladas na cidade.
Durante o período, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) registrou 73 ocorrências, das quais: 55 deslizamentos de terra; sete pontos de alagamentos; seis trechos onde o asfalto cedeu, além de cinco quedas de árvores na pista. De cordo com a coordenadoria, ninguém se feriu.
Em balanço feito pelo poder público, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), 10 famílias foram retiradas de suas casas em áreas onde ocorreram deslizamentos ou foram avaliadas sob risco. Destas famílias, três permaneciam nesta segunda-feira (27) abrigadas temporariamente na Escola Municipal Ester Pereira Guerra, no bairro Gabiroba, com infraestrutura provisionada pela pasta.
Prefeitura
O prefeito Ronaldo Magalhães manifestou solidariedade às famílias itabiranas prejudicadas pela chuva intensa dos últimos dias e estendeu o sentimento aos municípios vizinhos castigados pelo mau tempo. O chefe do Executivo ressaltou que a Prefeitura continua a atuar na prevenção de danos e agora intensifica os trabalhos de limpeza e recuperação das áreas atingidas na cidade.
“Famílias itabiranas tiveram que sair de suas casas por segurança, mas estão bem assistidas. Tivemos episódios de deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores, porém ninguém se feriu, o que é mais importante. Também externo meus sinceros sentimentos pela situação ocorrida nos municípios vizinhos e nos colocamos à disposição para auxiliarmos no que for possível”, disse.