Visita de engenheiro indica troca de gerente-geral da Vale em Itabira

Rodrigo Chaves deverá seguir para setor ligado ao fechamento de minas da Vale, enquanto a unidade de Itabira deverá ser comandada por Daniel Daher

Visita de engenheiro indica troca de gerente-geral da Vale em Itabira
Minas de Itabira deverão ter novo gerente-geral ainda neste primeiro trimestre
O conteúdo continua após o anúncio


A gerência executiva das minas de Itabira, da Vale, poderá ter novo titular. Responsável pela função desde 2017, tudo indica que Rodrigo Chaves deixará o cargo e o favorito para assumir o seu lugar é o engenheiro Daniel Daher Júnior. A mudança não foi oficializada pela mineradora, mas o provável novo titular inclusive já visitou a cidade nesta quinta-feira (13), para conhecer as instalações.

A visita de Daher foi confirmada pelo presidente do Sindicato Metabase de Itabira, André Viana. Segundo o sindicalista informou a DeFato Online, Rodrigo Chaves deverá assumir um setor ligado ao fechamento de minas da Vale e ficar responsável pelas ações em unidades onde há necessidade de desmobilização de atividades. A mudança deverá ser sacramentada até março.

Formado em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo (USP), Daniel Daher tem quase toda sua carreira desenvolvida na Mineração Maracá, no estado de Goiás. Segundo seu perfil no Linkedin, ele entrou na empresa como Engenheiro de Processos e alcançou a presidência da companhia quando ela foi adquirida pela canadense Lundin Mining.

Confirmada mesmo a troca de gerentes, ao chegar a Itabira, Daniel Daher terá grandes desafios. A empresa já anunciou que suas minas na cidade serão exauridas em 2028. Além disso, mineradora enfrenta problemas com barragens, sobretudo as de Itabiruçu e Cauê, as duas maiores estruturas e que hoje se encontram paralisadas. Outro ponto é o descomissionamento de diques, que poderá levar à remoção de famílias residentes nas zonas de autossalvamento (ZAS).

Procurada por DeFato Online para comentar a informação sobre a troca na direção das minas de Itabira, a Vale ainda não se manifestou.