Sobe para seis o número de casos suspeitos de Coronavírus em Itabira
Em função do quantitativo de demandas, a Funed tem levado sete dias ou mais para a entrega dos resultados dos exames
Dois novos casos de Coronavírus (Covid-19) estão em investigação em Itabira. A informação foi anunciada pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira (20). Com estes novos casos, o município passa a contabilizar seis casos suspeitos e um descartado. Os seis casos em investigação se encontram em isolamento domiciliar e aguardam o resultado dos exames.
Segundo informações da prefeitura, os novos casos são um paciente do sexo feminino, 30 anos, com histórico de viagem para feira em São Paulo e contato com outro suspeito. A jovem apresentou sintomas gripais, entrou em contato com Vigilância Epidemiológica e está em isolamento domiciliar.
O outro caso é também de uma mulher, de 41 anos, com histórico de viagem internacional passando por aeroportos e apresentou sintomas gripais e está em isolamento domiciliar.
Os outros casos
1º caso: paciente do sexo feminino, 29 anos, com histórico de participação em curso em Belo Horizonte, sintomática e com vínculo epidemiológico. Em 13 de março, no início da noite, deu entrada na maternidade do Hospital Municipal Carlos Chagas para atendimento. Está estável, mas, por ser gestante continua hospitalizada.
2º caso: paciente do sexo masculino, 46 anos, que esteve na Suíça, de dezembro até março, e apresentou sintomas. Procurou atendimento na rede suplementar em 16 de março, à tarde, que o encaminhou para isolamento domiciliar. O quadro é estável.”
3º caso: paciente do sexo masculino, 31 anos, esteve na Suíça, Bélgica, Portugal, Espanha, Inglaterra e São Paulo, apresentou febre e dor no corpo, foi atendido em Unidade Básica de Saúde no dia 17 de março e e está em isolamento domiciliar.
4º caso: cônjuge do terceiro caso, sexo feminino, 29 anos, com passagem para os mesmos locais, apresentou dor no corpo, foi atendida em unidade de saúde em 17 de março e está em isolamento domiciliar.
Como preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, todos os pacientes foram isolados e tiveram material encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição responsável pela identificação do Covid-19 nas amostras dos casos suspeitos. Em função do quantitativo de demandas, a Fundação tem levado sete dias ou mais para a entrega dos resultados.