Ronaldo nega tratativas para reabertura do comércio e reforça importância do isolamento social

Município afirma que não houve contato formal de representantes do Executivo com o presidente da CDL, Maurício Martins

Ronaldo nega tratativas para reabertura do comércio e reforça importância do isolamento social
Foto: Arquivo/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Empresários de Itabira estão articulando maneiras de reabrir lojas e outros estabelecimentos comerciais do município a partir da próxima semana. Eles querem aproveitar o fim do prazo estabelecido pelo decreto do prefeito Ronaldo Magalhães (PTB), na próxima terça-feira (31), para negociar com o Executivo maneiras de restabelecer o funcionamento das empresas. 

Nesta sexta-feira(27), vazaram mensagens trocadas em um grupo de whatsapp formado por empresários da cidade onde se discute essa retomada do comércio. A ideia é levar à Prefeitura propostas que amenizem a aglomeração popular nos estabelecimentos e que estimulem ações de prevenção, como oferecer álcool em gel e outros dispositivos de higiene.  

Em vídeo divulgado neste mesmo grupo, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira, Maurício Martins, afirmou que “teve uma reunião e conversou com várias pessoas”inclusive com membros do governo, sobre a reabertura do comércio. Segundo falou, houve uma conclusão de que o comércio deveria ser reativado. 

Prefeitura desmente  

Procurado pela reportagem de DeFato Online, o assessor de Comunicação da Prefeitura de Itabira, Ricardo Guerra, comentou que a Prefeitura de Itabira não se reuniu com o presidente da CDL, como foi indicado por Maurício Martins. Ele afirmou que não há qualquer definição sobre esse tema em Itabira. 

“O município não manifestou que o comércio poderá ser aberto. Nós entendemos que com o comércio fechado é muito ruim, mas qualquer medida deve ser tomada com equilíbrio e responsabilidade neste momento pois a melhor forma de combatermos o coronavírus é o isolamento social. Isso já foi comprovado em outros países”, respondeu Ricardo Guerra. 

Mais tarde, em áudio encaminhado à imprensa, o assessor de Comunicação reafirmou sua posição. “Não compactuo com a reabertura do comércio”, exclamou ele, que é proprietário de bar em Itabira e está com o estabelecimento fechado desde que estourou a crise do coronavírus. 

Prefeito pede isolamento social 

O assunto da retomada do comércio repercutiu e, já na noite desta sexta-feira, o prefeito Ronaldo Magalhães se manifestou sobre o tema. O chefe do Executivo pediu que os itabiranos continuem em casa, seguindo a recomendação dos organismos de Saúde. 

“Estou aqui hoje para esclarecer a situação que está no vídeo do presidente da CDL. Na verdade, não houve reunião com a Prefeitura. Estamos abertos a discutir quaisquer situações em Itabira, mas isso não aconteceu”, iniciou Ronaldo, que prosseguiu: “Eu, como prefeito de Itabira, tenho a responsabilidade de cuidar de todos os cidadãos. Quero muito que os comerciantes possam trabalhar, mas em um momento como esse a responsabilidade é enorme. Eu tenho que seguir a Organização Mundial de Saúde e as autoridades de saúde brasileiras.” 

Ronaldo ainda pontuou que o decreto do Governo Municipal vence na terça-feira (31), mas, a partir daí, a Prefeitura terá a obrigação legal de acompanhar o Governo do Estado, que estabeleceu decreto no mesmo sentido por tempo indeterminado. 

“Sentarei com o governador Romeu Zema o mais rápido possível para buscarmos uma solução em relação a tudo isso. Estou aqui para dizer a vocês que estamos juntos para buscarmos a melhor alternativa e, acima de tudo, cuidar da saúde da população de Itabira”, finalizou o prefeito. 

Casos em Itabira  

Itabira registrou, segundo números atualizados na tarde desta sexta-feira (27), um caso confirmado de coronavírus. A cidade tem 133 casos suspeitos e cinco descartados. Segundo boletim divulgado pelo Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), dois pacientes são mantidos internados na unidade de saúde por suspeita da Covid-19: um rapaz de 19 anos e uma idosa de 83. O quadro dos dois é considerado estável, com boa evolução clínica.