Festival de Inverno de Itabira será realizado por meio de lives e terá 33 atrações

Reunindo artistas locais e nacionais, o evento será promovido em meados de setembro

Festival de Inverno de Itabira será realizado por meio de lives e terá 33 atrações
Foto: Victor Eduardo/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Em uma entrevista coletiva realizada no Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade na manhã desta quinta-feira (13), a vice-prefeita de Itabira, Dalma Barcelos, e a superintendente da Fundação Cultural que também leva o nome do poeta, Martha Mousinho, anunciaram detalhes sobre a edição deste ano do tradicional Festival de Inverno da cidade, que será realizado entre 11 e 20 de setembro, pela primeira vez online.

Devido à pandemia do Coronavírus, o evento será realizado 100% online, por meio do canal da Fundação no Youtube. A pandemia também afetou a duração do projeto, que terá 33 atrações, 49 a menos em relação a edição anterior. Nomeado de “Sou Minas Gerais”, em referência a um trecho da música “Para Lennon e McCartney”, do cantor mineiro Milton Nascimento, o festival irá explorar três vertentes: a arte barroca e suas formas de expressão (música, arquitetura, história), música e gastronomia.

Em seu pronunciamento, a vice-prefeita Dalma Barcelos destacou a importância em continuar valorizando a cultura local, mesmo em um momento no qual todas as atenções estão voltadas à crise de saúde provocada pelo Covid-19.

“A cultura é a conexão de todos os segmentos, então nós temos que ter esse olhar atento e fazer Itabira ser vista como uma cidade que a valoriza. Temos um enorme capital humano na música, literatura, poesia e outros tipos de artes”, disse.

Festival de Inverno de Itabira
Foto: DeFato Online

Contando com um investimento de R$ 150 mil da Vale, o evento será realizado em três diferentes espaços da cidade: a Casa de Drummond, Fazenda do Pontal e o teatro do Centro Cultural. Martha Mousinho salientou a longevidade do festival e como ele superou várias barreiras, como a atual pandemia, ao longo das décadas.

“Em 1974, esse prédio (da FCCDA) nem existia, mas já ocorria o Festival de Inverno. Nem na época da ditadura, ou quando choveu demais e a cidade ficou transtornada, o festival deixou de acontecer. E em um momento tão desafiante quanto esse que estamos vivendo, não podemos deixar de alimentar a alma das pessoas com uma cultura de qualidade”, ressalta.

O 46º Festival de Inverno de Itabira contará com dois shows com artistas nacionais, 10 shows com artistas locais, 10 oficinas, cinco palestras, dois bate-papos, duas contações de histórias e um teatro adulto e outro infantil. Os nomes dos artistas que se apresentarão no evento não foram divulgados.

Festival de Inverno de Itabira
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online