Projetos minerários ampliam geração de empregos em Barão de Cocais

Além das obras na barragem Sul Superior, início das obras na Cava da Divisa e da Mina do Baú vão gerar centenas de empregos

Projetos minerários ampliam geração de empregos em Barão de Cocais
Muro da Vale em Barão de Cocais em foto feita no ano passado – Foto: Anna Gonçalves/DeFato

Reportagem veiculada na edição 74 do Jornal DeFato Cidades Mineradoras

O primeiro semestre apresentou um saldo positivo para Barão de Cocais em relação à criação de novos postos de trabalho. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município teve 339 novas admissões e 205 desligamentos até o mês de julho. O aumento das contratações, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, se deve às obras emergenciais na barragem Sul Superior.

Desde que a barragem Sul Superior foi colocada em risco iminente de rompimento, as proximidades da estrutura vêm passando por obras emergenciais. A intenção é diminuir os riscos à população das chamadas Zonas Secundárias de Salvamento (ZSS). Diversas interferências foram necessárias por parte da mineradora, como a construção de um mega muro, colocação de telas e blocos de granito ao longo do rio São João. Nesta fase foram abertas mais de 400 oportunidades de emprego. 

O Secretário de Comunicação do município, Marden Chaves, confirmou à DeFato que a perspectiva é de um número ainda maior de empregos para os próximos meses. “Sem dúvidas houve uma melhora evidente em relação ao número de empregados. E estamos aguardando o início da atuação em novos empreendimentos, como na Cava da Divisa, Brucutu e Mina do Baú, que tiveram as licenças ambientais conquistadas, para um prospecto ainda melhor de empregabilidade e rentabilidade para a cidade”, disse. 

Expansão da Mina do Baú 

A Câmara de Atividades Minerárias (CMI), do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), aprovou em outubro de 2019 a expansão da Mina do Baú, sob responsabilidade da MR Mineração, em Barão de Cocais. De acordo com a MR Mineração, proprietária do empreendimento, a nova capacidade produtiva proporcionará a geração de 130 empregos diretos e outros 25 indiretos. 

Segundo a MR Mineração, as novas vagas de emprego permitirão a produção em dois turnos de 8 horas de atividades. Ainda, de acordo com a empresa, serão realizadas atividades que favoreçam o acesso da população local às oportunidades de trabalho que forem abertas, observando a disponibilidade de pessoas com formação e perfil profissional aderente às demandas específicas de cada vaga, com atenção preferencial àqueles residentes na área de impacto direto da mina. 

Projeto Cava da Divisa 

O projeto de expansão da Mina de Brucutu aprovado em 2018, chamado de Cava da Divisa, ampliará a área da mina, ultrapassando a fronteira entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Barão de Cocais. Com a expansão, cuja as obras já estão em andamento, a mineradora pretende elevar a capacidade de produção de Brucutu para 72 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano. A expectativa, segundo a Vale, é de que sejam gerados mais de 800 empregos durante a obra e quase 170 diretamente na empresa depois de tudo pronto.