Tempos atípicos: saiba o que mudará nas eleições 2020

Uma série de protocolos de segurança serão adotados pela Justiça Eleitoral

Tempos atípicos: saiba o que mudará nas eleições 2020
Foto: Arquivo DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Reportagem veiculada na edição 76 do Jornal DeFato Cidades Mineradoras

Para as eleições municipais de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instituiu protocolos sanitários a fim de proteger eleitores, candidatos, agentes da Justiça Eleitoral e demais profissionais que atuarão no pleito. Uma das principais preocupações é com relação a possíveis aglomerações.

“Não vou dizer que vamos conseguir evitar as aglomerações, porque não vamos. Mas a gente vai minimizar, demarcando o espaço no chão, pedindo a todos que estejam com máscaras e higienizados. Mas a gente não consegue isso sozinho, precisamos que a população faça seu papel”, declarou o chefe de cartório eleitoral da 132ª Zona Eleitoral, Filipe Calijorne Diniz. Essa será a segunda eleição que ele atuará em Itabira, Itambé do Mato Dentro e Passabém.

Para evitar aglomerações, o horário de votação foi ampliado e acontece de 7h até as 17h. Até as 10h será preferencial para maiores de 60 anos. “A votação começará antes para que os eleitores se distribuam melhor ao longo do dia e as filas sejam menores”, comentou Filipe Diniz.

Vote com segurança

Para informar sobre as ações de prevenção à Covid-19, o TSE lançou a campanha “Vote com Segurança”. Conforme o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual. Cartazes serão afixados com os procedimentos a serem adotados por todos.

Segundo o chefe do cartório eleitoral, a prioridade será a segurança dos mesários, que estarão mais expostos durante o período. As janelas das sessões estarão abertas e as mesas separadas por um metro e meio. Em relação à urna eletrônica, ela deverá estar dois metros distante das equipes.

“O cuidado com a saúde é muito importante. E o direito de votar e ajudar a escolher o rumo da sua cidade pelos próximos quatro anos vem logo em seguida. Convocamos os eleitores a participar desse momento relevante para a democracia com muita responsabilidade, tomando todos os cuidados”, afirmou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.