Seções eleitorais terão coordenadores de acessibilidade em Barão de Cocais
As seções com mais de três mil eleitores no município vão receber o Programa de Acessibilidade do TRE-MG
Neste ano, nas eleições municipais que ocorrem no próximo dia 15 de novembro, as maiores seções eleitorais de Barão de Cocais, com mais de três mil eleitores, contarão com o trabalho voluntário dos coordenadores de acessibilidade. As seções eleitorais que receberão o auxílio estão localizadas na Escola Estadual José Maria de Moraes, Escola Estadual Padre Heitor e Escola Estadual Odilon Behrens.
“As três maiores seções de Barão de Cocais terão coordenadores de acessibilidade, é um projeto muito bonito do TRE-MG, tomara permaneça e no ano que vem seja para todas as seções. Nessa Zona Eleitoral, somente Barão de Cocais possui três locais de votação com mais de três mil eleitores. Os municípios de São Gonçalo do Rio Abaixo e Bom Jesus do Amparo não tem nenhuma com mais de três mil”, conta a chefe do Cartório Eleitoral, Michele Smania Fontana.
Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a função dos coordenadores de acessibilidade será auxiliar eleitores com deficiência ou dificuldades de locomoção a chegarem até a seção eleitoral e votarem com mais comodidade. Os coordenadores também vão prestar esclarecimentos sobre direitos como votar em uma seção de fácil acesso e ser acompanhado por uma pessoa de sua confiança na cabine de votação.
O projeto Coordenador de Acessibilidade, desenvolvido pelo TRE, foi realizado pela primeira vez em 2018, acontecendo apenas em Belo Horizonte. Neste ano, em Minas Gerais, serão 3.580 eleitores colaborando nessa função durante todo o dia de votação. De acordo com Michele Fontana, foram treinados três coordenadores de acessibilidade em Barão de Cocais. “Eu estou fazendo a maior força para que na próxima eleição seja para todas as seções”, destaca.
“Os coordenadores de acessibilidade estarão identificados de colete e vão permanecer o dia todo nas escolas, eles receberão auxílio-alimentação. Os administradores de prédio também estarão lá para auxiliar os coordenadores. Nos locais que não tem o coordenador de acessibilidade, o administrador do prédio é quem vai fazer a função. Mas assim, é um trabalho muito bonito que eles vão fazer, vão ajudar mesmo todas as pessoas que necessitarem de algum auxílio”, ressalta Michele Fontana.
Preparação
O Cartório Eleitoral de Barão de Cocais, que também corresponde a São Gonçalo do Rio Abaixo e Bom Jesus do Amparo, já possui toda a estrutura para as eleições municipais. O órgão recebeu dezenas de frascos de álcool gel do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e do executivo. “A Vale doou para a prefeitura e eles doaram para a gente. Então a gente ainda tem esse contingente de álcool”, diz Michele Fontana.
A chefe do cartório ainda afirmou que serão disponibilizadas quatros máscaras para cada mesário, além das face shields. O TRE-MG também enviou máscaras descartáveis para os eleitores que necessitarem no dia da votação, elas serão entregues embaladas para os cidadãos. Outro material disponibilizado para os voluntários, é o marcador de fila para a identificação da distância correta dentro das seções eleitorais e nas filas.
“Nas reuniões nós falamos para eles manterem a distância entre eles, para não deixar aglomerar dentro da seção. Nós falamos que o presidente da seção tem autoridade para permitir que os fiscais circulem, não fiquem todos juntos. Então assim, a gente está muito preparado mesmo para a pandemia, as eleições estão seguras. A gente está tendo muito cuidado, além dos cuidados com a logística mesmo, os cuidados com a pandemia, mas está tudo controlado, super tranquilo mesmo e super seguro”, informou.
A mudança no horário de votação é outra informação que Michele Fontana destaca, neste ano o horário é de 7h às 17h. A chefe do cartório explicou que o TRE está incentivando os eleitores idosos, com deficiência, a votarem de 7h às 10h. “É um horário reservado para eles”, comenta.
No dia da eleição, os eleitores precisarão apresentar um documento com foto, não é necessário o título de eleitor. Outra facilidade para os cidadãos no momento da votação, é o aplicativo e-Título, nele consta a foto do eleitor e todas as informações necessárias. O TRE informou que quem optar pelo e-Título será necessário estar logado no aplicativo, não é válido apresentar somente o print.
“Por causa da pandemia a biometria está suspensa. Os eleitores estão sendo incentivados a levarem a própria caneta, vamos ter canetas disponibilizadas nas seções também, mas para evitar o contágio, um passar para o outro, é importante levar a caneta sim”, finalizou Michele Fontana.