Programa Crescer fortalece o produtor local e as cadeias produtivas

Capacitação técnica, acesso ao mercado e facilitação para aquisição de crédito são algumas das vantagens que a Anglo American oferece aos participantes do programa

Programa Crescer fortalece o produtor local e as cadeias produtivas
Produção de queijo. Foto: Divulgação Anglo American

Focada em incentivar e valorizar as vocações econômicas regionais dos municípios vizinhos às suas operações, a Anglo American vem desenvolvendo, desde 2013, o Programa Crescer, atualmente voltado para o desenvolvimento de quatro cadeias produtivas: leite e queijo, horticultura, apicultura e turismo. Os participantes recebem capacitação técnica e para acesso ao mercado, além de facilitação para aquisição de crédito. O programa fornece, ainda, cursos de empreendedorismo e empregabilidade para jovens, além de capacitação para agentes do poder público dos municípios abrangidos. Durante a pandemia, o Crescer foi decisivo para que pequenos produtores enfrentassem os desafios impostos pelo Coronavírus.

“O programa se adaptou ao momento e conseguiu manter a assessoria técnica aos produtores, acompanhando as suas atividades e prestando uma assistência que leva em consideração a situação individual de cada produtor. Tudo isso à distância”, explica Nathália Coelho, analista de performance social da Anglo American. Também buscou apoiar aqueles que perderam mercado e que se enquadravam nos critérios de assistência emergencial do governo e que, muitas vezes, não contam com internet ou telefone celular para vender o seu produto. Dessa forma, auxiliou produtores a se organizarem no sentido de promover vendas à distância para a população, supermercados e sacolões, via WhatsApp e telefone. Além disso, incentivou alguns produtores a promoverem vendas coletivas ao se associar a outros grupos de WhatsApp organizados na cidade.

O atual ciclo de desenvolvimento do Crescer teve início em 2017 e, desde então, atendeu diretamente 121 produtores rurais e 275 jovens moradores de áreas rurais, o que ampliou o faturamento médio dos participantes em cerca de 31% entre 2017 e 2020. A analista de Performance Social da empresa explica que, agora, o programa está encerrando sua segunda fase. “A primeira aconteceu entre 2013 a 2016. Na época, trabalhamos com 240 empreendedores de áreas rurais e urbanas. Na segunda fase, voltamos as atenções para o desenvolvimento das cadeias produtivas de leite e queijo, apicultura, horticultura e turismo”, explica. A segunda fase do Programa Crescer, que é realizada em parceria com a ONG Technoserve e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, se encerra em dezembro de 2020.

Nathália Coelho reforça que a atuação da Anglo American é voltada para capacitação, treinamento e orientação para que os produtores entendam como gerir melhor o seu negócio. “Dessa maneira eles se tornam mais produtivos, adequando seus processos e certificando os seus produtos”. Na avaliação dela, todo o sucesso alcançado até aqui é fruto também da dedicação e comprometimento dos produtores que se empenharam em colocar em prática os conhecimentos que receberam em busca do aperfeiçoamento constante e da sustentabilidade de seus negócios.

“A intenção é continuar transmitindo conhecimento para os produtores para que eles tenham condições de manter suas atividades após saírem do programa. Já estamos nos preparando para a realização de um novo ciclo do programa a partir de 2021”, diz. O que já se pode adiantar é que o foco continuará no desenvolvimento socioeconômico local.